A estação mais quente do ano muda a rotina dos moradores da Serra. Acostumados com dias mais frios, especialmente neste ano em que até a primavera foi marcada por temperaturas baixas, a chegada do verão altera também a tendência de consumo na região. Oficialmente, ele chega na quarta-feira (21), mas, antes mesmo de abrir a temporada, os clientes já buscam opções de cardápios e bebidas mais leves, exercícios físicos que podem ser feitos ao ar livre e começa a procura pelas hospedagens de animais, para que os proprietários fiquem livres para curtir com tranquilidade as férias à beira-mar. A busca é por leveza, frescor e descontração, que combinam com a alegria e o colorido que a estação traz aos dias, que no inverno, são mais cinzas, especialmente, na Serra.
Com essa demanda surge a oportunidade de empreender no verão, de se reinventar ou até criar uma nova linha de produtos que possam ser consumidos em outros municípios, onde o inverno não é tão rigoroso. O segmento de serviços é um dos que mais identifica oportunidades para gerar novos negócios, especialmente, nas áreas de turismo, saúde, beleza e estética. Os eventos sazonais também podem trazer oportunidades, já que modificam o fluxo de pessoas e os hábitos de consumo nas cidades.
Muitas pessoas em viagem movimenta o turismo, a economia, e os serviços. Nesse caso, os hotéis para animais de estimação, por exemplo, são alguns dos espaços mais procurados por quem programa férias e precisa de alguém para cuidar dos cães e gatos. Academias, atividades ao ar livre, ecoturismo, caminhadas, pedaladas, aventuras e os clubes com piscinas também registram movimento nos dias mais quentes. Assim como as atividades de recreação infantil. O verão também pede comidas e bebidas mais leves.
Por isso, entre os negócios que se destacam no verão estão, é claro, as sorveterias, as tradicionais colônias de férias, lojas de moda praia e procedimentos estéticos. Também há negócios que oferecem promoções para evidenciar produtos que dialogam com a estação, como lojas de cosméticos que apontam para cremes, protetores e bronzeadores. E bares e restaurantes que promovem happy hours com drinks tropicais.
Atentos a novas oportunidades
O coordenador regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Serra, Gustavo Rech, afirma que os empresários devem avaliar de que maneira o verão pode influenciar o negócio para aumentar as vendas:
— É sempre importante fazer uma análise do que ele vai oferecer, qual é o período de oferta, qual a precificação disso, quais são as exigências da legislação, se envolve a Vigilância Sanitária, enfim, tudo isso tem que ser observado. A gente quer que o empresário aproveite estas oportunidades, mas que ao mesmo tempo observe o que ele precisa cumprir para fazer esta entrega — aconselha Rech.
Ele acrescenta que cada época do ano traz essas oportunidades, e que é sempre necessário planejamento.
— São oportunidades que vão se apresentando e eu posso moldar o meu negócio para isso, mas com esse planejamento: como é que eu estruturo isso? como é que eu que eu encaixo no meu fluxo de caixa? preciso realizar investimento ou não preciso e preciso envolver uma equipe maior. Depois dessa análise tem que aproveitar todas esses essas oportunidades que passam na na frente, não deixar nada passar, porque essa oportunidade sazonal pode se tornar o meio principal da empresa — afirma o coordenador.
Onda de emoções
Pensando em aproveitar os dias mais quentes, a Cooperativa Vinícola Nova Aliança, de Flores da Cunha, lançou a linha Wave. São três vinhos finos: Red Blend, White Blend e Rosé Blend, dois frisantes, Rosé e Branco, e quatro espumantes, Brut, Brut Rosé, Moscatel e Moscatel Rosé.
— Nosso país é tropical e temos regiões em que todo ano é calor, então ela tem esse intuito de atender a esse público. Já temos uma boa aceitação do público — garante o presidente da cooperativa Alceu Dalle Molle.
A intenção também é participar do mercado mais jovem e conquistar consumidores de vinhos finos, espumantes e frisantes, que é um produto que vem crescendo, especialmente os mais frutados, conforme o diretor comercial da empresa, Fernando Matana.
— O objetivo é trabalhar sempre com blend e não uvas específicas, para tirar um pouco desse peso da escolha, para que os consumidores tenham acesso com mais facilidade. Até pra que a gente possa tentar ganhar algum mercado em cima do mercado da cerveja e dos destilados — explica Matana.
O preço de venda é entre R$ 24 e R$ 29 para todos os itens. A escolha do nome tem relação com a música Wave, de Tom Jobim, para remeter à brasilidade. A tradução do Inglês é onda.
— A gente tentou fazer alguma coisa um pouco fora do comum, fora do tradicional com a harmonização. A gente tem vinhos que harmonizam com happy hour, com piscina, com a conversa com a galera. Até os nossos contrarrótulos trazem isso das harmonizações complicadas, das frases mais divertidas e é como a marca diz: é uma onda de sensações e de emoções e para curtir — ressalta Matana.
Busca por tratamentos estéticos aumenta cerca de 80%
Historicamente, a partir do mês de setembro, a busca por tratamentos estéticos corporais tende a aumentar em torno de 80%. De acordo com a esteticista Aline Zanotto, 37 anos, no ano de 2022, devido ao frio prolongado, a procura começou apenas a partir de novembro. Os preferidos das clientes são os tratamentos para gordura localizada, flacidez de glúteos, limpeza de pele e drenagem linfática.
— Os protocolos de verão correspondem a 60% do faturamento da clínica no ano. Nos meses de baixa, oferecemos tratamentos voltados ao bem estar, como massagem relaxante e tratamentos faciais — explica ela.
Para atender à demanda, o horário de atendimento é ampliado e são feitas promoções para contratação de planos de tratamentos, que variam de cinco a 10 sessões, conforme a necessidade de cada paciente.
— Devido à demora na chegada do calor, a procura por horários se intensificou no final de novembro, quando a agenda de dezembro praticamente fechou. A tendência é que haja uma queda no movimento entre Natal e Ano-Novo, e o movimento volte a crescer a partir da primeira quinzena de janeiro
Ela ressalta ainda que o ideal é que os tratamentos sejam iniciados pelo menos três meses antes do verão, pois é preciso respeitar um intervalo entre as sessões, e alguns tratamentos precisam de mais tempo para agir e apresentar o resultado desejado pelas clientes.
Bebidas para hidratar
Os dias quentes sempre pedem uma bebida refrescante e gelada. Uma boa forma de manter o corpo hidratado além de água são as bebidas feitas à base de chá. As kombuchas estão entre as bebidas com mais procura na estação, que é quando o corpo tende a ficar mais desidratado e cansado. Aline Santos do Carmo, 38, conta que, em 2021, por meio de uma amiga, conheceu os benefícios da kombucha:
— Eu me apaixonei pelo sabor, por tudo que ela proporciona à saúde. Fui estudar e comecei a produzir e comercializar os produtos. Minhas kombuchas são famosas por serem suaves e por conterem os ingredientes para saborização totalmente naturais, sem adição de conservantes ou colorantes artificiais. O nome BaiuChá vem de minha origem baiana e o amor pelo estado que escolhi para viver há quase 19 anos.
No verão, a produção aumenta. São quatro sabores no cardápio: morango com cranberry, laranja com cenoura, frutas vermelhas e maracujá com gengibre.
— A de maracujá com gengibre é a campeã de vendas, inclusive para drinks. Fica perfeita. E depois a de morango com cranberry. Neste verão eu trouxe a proposta da cerveja de kombucha. É com lúpulo e ela ficou uma cerveja artesanal sem álcool e sem glúten.
Sacolés para refrescar
Adriele Kessler, 31, mantém o negócio familiar durante o verão. Ela trabalha com a venda de churros gourmet em Caxias do Sul, e na temporada mais quente produz e vende sacolés para manter a renda. A produção é feita na casa dela e tem telentrega em todos os bairros da cidade.
— A minha história com os sacolés vem desde criança. A minha avó e meu avô sempre faziam, para ter uma renda extra. Uso a mesma receita e vendo os meu produtos há três verões. Começo em outubro e mantenho a venda até março.
Ela conta que três sabores não podem mais faltar, porque têm muita procura:
— Saem muito os de maracujá, sensação e céu azul. Vendo muitos sacolés, tenho produção praticamente todos os dias. Em 30 dias, vendo em média mil sacolés aqui em Caxias e, quando vou para o Litoral, vendo o dobro — comemora ela.
Pilates para crianças
O pilates é conhecido como o exercício do verão porque é possível a prática fora das academias. Claro que não é um exercício só de uma estação, mas o verão proporciona que mais pessoas busquem a prática. A educadora física de Caxias do Sul Vânia Dal Bello, 40 anos, só trabalhava com adultos, porque, no começo, o pilates não era voltado para o público infantil. Ela teve a ideia de criar o método Pilates for Kid para o público de quatro a 12 anos de idade, depois que uma aluna pediu ajuda para a filha pequena que tinha escoliose. Vânia vê no verão uma oportunidade de ajudar mais crianças.
— Eles não têm aulas, há menos tarefas, e isso faz com que os pais levem as crianças para conhecer e até para usar esse tempo para uma atividade diferente. Não é apenas no verão, mas na estação se abre esta oportunidade para que a criança comece e depois siga durante todo o ano.
Vânia visitou algumas escolas neste ano, para orientar as crianças sobre dicas de posturas e até mesmo sobre a mochila, que geralmente está pesada. Ela também atua no projeto Florescer, para ajudar as crianças de famílias que não têm condições financeiras para pagar pelas aulas.
— A forma que se ensina os adultos não funciona com as crianças, tem de ser de forma mais lúdica, e é baseada no que ela necessita.
Hostel aluga piscina para passar o dia
O empreendedor Rogério Cordeiro, 47, administra cinco hostels em Caxias do Sul. A matriz no bairro São Pelegrino tem quartos compartilhados e privativos. Na área externa, o que chama atenção, e o diferencial entre os espaços, é o deck e a piscina. Nos dias mais quentes, o vento e a sombra, que há na área da piscina, são um atrativo, não só para os hóspedes, mas para quem tem interesse em alugar o deck com a piscina para passar o dia.
— A matriz é a única unidade que tem piscina, e ela atrai muitos hóspedes. Muito mais do que os demais estabelecimentos. Ela é diferente pelo espaço externo, que é o que atrai os clientes, que eles têm mais afinidade no verão. Aos finais de semana, temos muita procura de pessoas para passar o dia. Começam na sexta-feira e vão até o domingo as reservas para passar o dia. Eles pagam diária de R$ 35, das 10h às 17h — esclarece o proprietário.
O espaço também é alugado para a realização de eventos, encontros da empresa, aniversários e formaturas.