Professor de universidade aos 21 anos, o jundiaiense Gabriel Lourenço, 36, se transformou em um dos grandes talentos da gastronomia brasileira. Por duas vezes obteve classificação entre os melhores jovens chefs do Mundo pela S.Pellegrino Academy (50th Best), bem como recebeu o convite para cozinhar para os Rolling Stones. Desde 2008 em Caxias do Sul, um novo hobby surgiu na vida de Gabriel.
- O charuto entrou na minha vida na época em que estive na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Uma das cadeiras do curso de chef de cozinha foi ministrada por uma das referências do Brasil na área do tabaco, Cesar Adames. O Cesar dava aulas de charuto e eu fazia os pratos para harmonizar junto com as bebidas. Acabou se tornando um hobby, até que em 2019 me formei sommelier internacional de charutos - aponta o profissional formado pela International Association of Cigar Sommelier.
Gabriel já havia colocado algumas aulas de charuto na plataforma de gastronomia online "Sal a Gosto". Percebendo o interesse dos alunos, que tinham pouco conhecimento sobre charutos, o sommelier teve o incentivo que faltava para dar um passo maior.
- O meio do charuto sempre foi fechado, restrito a poucas pessoas que tinham acesso. Não existiam tantas lojas ou canais para conhecer o produto. Hoje, o marketing digital quer vender, incentivando através de canais e redes sociais. Existem marcas que chegam a ter quatro ou cinco mil funcionários pelo mundo. Isso tudo é mais recente. Para democratizar o charuto, a estrutura tem que ser muito boa, com uma didática de mais de uma década para o aluno aprender e pagar um valor acessível - garante o sommelier.
O curso de charuto profissional foi lançado no começo de novembro e as aulas são 100% online. Atualmente, 100 alunos se matricularam e a expectativa de Gabriel é de que mais de mil se inscrevam ao longo de 2023.
- Como fizemos muitos eventos com as confrarias das quais participo nos últimos anos, acabamos criando muitos interessados e alunos em potencial aqui na Serra. Especialistas de verdade existem poucos, não só aqui como no Brasil, mas os interessados não param de crescer - admite o chef.
Além do Brasil, o curso de charutos tem alunos nos Estados Unidos, Japão e Europa. Por enquanto, a versão é apenas em português, mas o chef espera ampliar em breve a didática, com legendas em outros idiomas, para os alunos do exterior.
Não são necessário conhecimentos prévios para fazer o curso online. A plataforma é ideal para iniciantes, curiosos que desejam aprender mais sobre charutos e profissionais que precisam de uma qualificação.
- Um dono de bar, por exemplo, que busca a especialização, mas trabalha muito. Como a turma estará sempre aberta, pois é uma aula continuada, ele pode fazer no seu tempo, em um mês ou em dois anos. O acesso à didática é vitalício - aponta Gabriel.
A matrícula pode ser feita pelo site www.cigaracademy.com.br.
Após o pagamento, é enviado um link de acesso à academia. O custo atualmente é de R$579 e pode ser pago em 12 x sem juros de R$ 48,25. Os valores são válidos somente até o dia 30. (no plano estão inclusos o acesso à academia e materiais de apoio)
As quatro dicas do sommelier
O charuto é um produto derivado do tabaco e feito de folhas inteiras e enroladas à mão. Pode ser envelhecido, ou não, mas quando chega às prateleiras das lojas já está pronto para o consumo. Para a melhor degustação, alguns utensílios são básicos na hora de fumar um charuto, como um cortador guilhotina, um cinzeiro ou apoio de charuto. Segundo o sommelier Gabriel, quem for iniciante deve procurar por marcas baseadas na força, aroma e tempo de fumada. As mais indicadas são: Cohiba Siglo I, Dona Flor Seleção Robusto, Dannemann Corona Santo Antônio, Hoyo de Monterrey, Monte Pascoal Corona, Romeu e Julieta Coronitas e Montecristo N4.
O chef elencou ainda as quatro dicas que considera as mais importantes para não errar na compra e na degustação de um bom charuto:
:: Sempre compre em estabelecimentos registrados que tenham nota fiscal, CNPJ e ambientes que forneçam a origem do charuto. Infelizmente, há uma grande falsificação de charutos no mundo, conforme o chef;
:: Procure escolher charutos de fortaleza mais suave, se você for iniciante. Dê tempo de fumada, vai te fazer acostumar com o produto sem pegar nem um trauma;
:: Fume de estômago cheio. Barriga vazia em algumas pessoas diminui a pressão arterial;
:: E a mais legal: brinque com as harmonizações. Não apenas bebidas alcóolicas, como wiske, conhaque, vinhos e espumantes harmonizam bem. Chás, cafés e até refrigerantes de cola e água com gás podem ser a combinação perfeita com os charutos.