Pensada para celebrar o cultivo de frutas e verduras em Caxias do Sul, a Festa das Colheitas começou a ganhar forma nesta quinta-feira (10) com o lançamento do evento. A programação envolverá, entre fevereiro e março do ano que vem, atrações que destacam o potencial da agricultura do município, além da cultura local para que o evento se destaque no calendário de festividades da região e impulsione o turismo.
O lançamento foi feito pelo prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, acompanhado do presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto. A Festa das Colheitas será realizada no Centro de Eventos, dos pavilhões da Festa da Uva, onde ficarão os 60 expositores. Doze espaços foram comercializados e o restante está disponível para as empresas interessadas em participar do evento. A maioria dos expositores ficará no primeiro andar do Centro de Eventos, em um espaço de feira multisetorial.
No térreo, após a escada rolante, estarão os distritos de Caxias do Sul, A agroindústria familiar, O espaço para recreação de crianças, A gastronomia (entre estandes e quiosques, com lanches e produtos coloniais), as vinícolas (sete espaços), o palco e uma exposição de orquídeas, que reunirá produtores e colecionadores gaúchos e de outros Estados brasileiros. No pórtico de entrada, após o estacionamento, também haverá receptivo com atrações.
O evento será realizado de sexta a domingo, nos dias 24 a 26 de fevereiro, nos dias 3 a 5 e 10 a 12 de março de 2023. Não haverá cobrança de ingresso para participar do evento, apenas o estacionamento, uma vez que o espaço é concedido pela Festa da Uva para uma empresa terceirizada.
Bertotto destacou que o evento ocorrerá após o Carnaval e, por isso, não haverá interferência com o feriado. Ele destacou também que a festa será autossustentável, ou seja, não dependerá de recursos públicos para a realização.
—Estamos planejando um evento bonito, forte, que mostre todo o potencial da nossa cidade e que atraia visitantes da nossa cidade e de outros municípios também — destacou.
O prefeito reforçou que o objetivo é tornar o evento permanente no calendário local, sendo realizado sempre em anos ímpares, enquanto a Festa Nacional da Uva ocupa o espaço sempre em anos pares.
— Temos foco muito firme nesse evento, que vai se consolidar no calendário de Caxias do Sul — afirmou.
Participaram também do lançamento a vice-prefeita, Paula Ioris, os secretários de Agricultura, Rudimar Menegotto, de Turismo, Enio Martins, de Cultura, Aline Zilli, o diretor-executivo da Festa, Luciano Pereira, e o tesoureiro da Festa, Paulo Buratto.
A última edição da Festa das Colheitas foi realizada em março de 2020 e precisou ser interrompida antes do fim da programação devido ao início das restrições provocadas pela pandemia.