O advogado e ex-vereador de Caxias do Sul Renato Paese morreu nesta quarta-feira (9), aos 77 anos. Há cerca de 10 dias, o ex-parlamentar apresentou sinais de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e chegou a ficar internado no Hospital da Unimed, em Caxias. Na quarta, em casa, acabou sofrendo um infarto por volta das 15h e não resistiu.
Paese, natural de Farroupilha, foi eleito pelo PTB na eleição de 1996 e cumpriu o mandato entre 1997 e 2000. No ano de 1998, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Além disso, era sócio-fundador do escritório Locatelli & Paese Assessoria e Consultoria Jurídica. Renato também viu seu filho, Harty Moisés Paese, ser eleito vereador e presidir o Legislativo caxiense, mas pelo PDT, em 2010.
A morte de Paese foi lamentada por representantes da política caxiense que conviveram ao longo dos anos com o advogado. Edio Elói Frizzo lembrou de sua atuação nos bairros e a proximidade do ex-vereador com os movimentos populares:
— Ele atuou principalmente no bairro Fátima, onde fez muitos votos. O Paese foi fundamental para a criação do PTB em Caxias do Sul e sua atuação como advogado também auxiliou muita gente.
A atual presidente da Câmara de Vereadores e deputada federal eleita, Denise Pessôa, lamentou a morte de Paese e prestou solidariedade aos familiares.
— Foi um importante legislador desta Casa e tinha a política no sangue, tanto que, seu filho, Harty Moisés Paese, também se elegeu vereador e foi presidente da Câmara. É uma notícia que nos entristece — disse.
Prefeito de Caxias do Sul por dois mandatos, entre os anos de 1977 e 1982 e 1989 e 1992, Mansueto Serafini também lamentou a perda do colega de partido, considerado por ele um vereador brilhante:
— Teve participação decisiva na política caxiense, lamento profundamente. Eu já não era mais prefeito durante seu mandato como legislador, mas tinha o Paese com um grande amigo. Trocamos muitas ideias ao longo dos anos — conta Serafini.
Paese era viúvo de Cidália de Menezes Oliveira e deixa quatro filhos, Harty, Jonas, Aline e Vinicius, e dois netos: Amanda e Maurício. O velório ocorre na Capela E do Memorial São José. A cerimônia de cremação está prevista para as 14h30min desta quinta-feira no Memorial Crematório São José.