Durante o 1º Fórum de Inovação, realizado nesta terça-feira (8), em Bento Gonçalves, o Centro Inova Bento foi criado a partir de decreto municipal. A iniciativa é uma parceria entre Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) e a prefeitura local.
Um dos objetivos do centro de inovação é de criar um ambiente de discussão de novas ideias, podendo gerar novas experiências e parcerias entre as empresas. Ainda devem fazer parte deste ambiente inovador universidades, startups, poder público e entusiastas.
— Vivemos tempos de profundas e constantes mudanças nos mercados e nas empresas, com avanço da tecnologia, de negócios disruptivos e da hiperconexão. Somos empreendedores natos e precisamos estar conectados com todo esse universo para não perdermos nossa relevância — afirma a presidente do CIC-BG, Marijane Paese.
O centro deve ainda incentivar a prototipação, produção e comercialização de serviços, processos e produtos tecnológicos de alta qualidade focados na especialização inteligente da Serra. Além disso, podem trazer projetos que sirvam de solução para os empreendedores locais, como dos segmentos de comércio e serviço.
— A Serra gaúcha é referência em empreendedorismo e inovação, principalmente nas indústrias, e a cidade de Bento Gonçalves é um grande destaque da região. É muito gratificante ver que a parceria entre o poder público municipal e o setor privado se fortalece em prol da inovação aos negócios locais — destaca o presidente da Movergs, Rogério Francio.
Como funciona o Inova Bento
O Inova Bento é baseado em quatro pilares de atuação: Educação, Investimentos, Programa para Startups, e Programa para Empresas. No primeiro deles, isso se manifesta em ações como imersões, fóruns e os chamados “demodays”, quando equipes de um programa de inovação aberta apresentam ideias ou projetos a avaliadores.
No segmento de Investimentos se dá a relação com investidores e fundos de investimentos, assim como com aceleradoras. No Programa para Startups estão relacionados elementos como pré-incubação e incubação, e no último pilar aparecem quesitos como inovação aberta e educação corporativa.
O trabalho do Inova Bento será desenvolvido no Centro Empresarial de Bento. No andar onde está sediada a Movergs funcionará um ambiente de coworking, com planos de ampliação para o subsolo do prédio. Ali, terão oito salas preparadas para hospedar, temporariamente, startups e iniciativas dedicadas. A ideia é que, assim que elas estejam mais desenvolvidas, os empreendimentos deixem o local para que outros se instalem, repetindo esse ciclo sucessivamente.
Conectando empresas com negócios
O Inova Bento também terá o papel de conectar empresas a novos negócios. Inicialmente, a estrutura atenderá a matriz industrial de Bento Gonçalves, que envolve empresas moveleiras e vinícolas, além de outros dois importantes segmentos: o metalmecânico e indústrias do setor do plástico. Dos serviços estão presentes os setores de logística e do turismo, com o comércio e o poder público completando as áreas atendidas pelo Inova Bento. Cada um deles, dentro dos campos que lhes dizem respeito, poderão ter desenvolvidas competências nas áreas de indústria 4.0, inteligência artificial, internet das coisas, experiência do usuário, gamificação, infraestrutura de comunicação, além de ESG, cidades inteligentes e materiais avançados.
Além de aproximar a tecnologia das empresas, desenvolvendo profissionais e criando um ambiente promissor para a inovação, o Inova Bento contribui para estimular o desenvolvimento sustentável de organizações, gerando negócios e receitas.