A seis dias do início da Copa do Mundo 2022, dúvidas de como as instituições de ensino devem proceder em dias de aula começam a surgir. Os principais questionamentos são se as aulas serão suspensas, se os jogos poderão ser assistidos no pátio e até mesmo se a escola vai alterar seus horários de entrada e saída.
Em relação ao ensino privado, o Sindicado de Estabelecimentos Particulares de Ensino Sindicado de Escolas Particulares do Estado (Sinepe) informa que as instituições têm autonomia para decidir como procederão com as atividades letivas no calendário escolar. Entretanto, o Sinepe ressalta que, caso a escola opte por suspender as aulas, é importante que a decisão seja informada aos pais e/ou responsáveis com antecedência. Além disso, também é necessário reorganizar o calendário letivo para garantir o cumprimento das horas e dos dias previstos.
Em Caxias do Sul, a Caminho do Saber e a La Salle, por exemplo, optaram por atender em horário normal de aulas. A primeira delas disponibilizará diversos espaços com telões para que os estudantes e equipe possam acompanhar os jogos. A segunda também está se organizando para que os alunos possam assistir as partidas na escola.
Na rede pública, segundo a Secretaria Municipal da Educação (Smed) informou que as escolas funcionarão normalmente nos dias da Copa, visto que elas já possuem seus calendários aprovados. De acordo com a secretária, Sandra Negrini, assistir aos jogos pode se tornar uma atividade de culminância dos projetos trabalhados.
— As escolas sempre organizam projetos de aprendizagem, vinculando eventos desta magnitude com as necessidades de aprendizagem, de modo a contextualizar os conhecimentos. Caso a comunidade escolar, em reunião coletiva, decidir por horário diferenciado, todas as horas deverão ser compensadas com aula em outros dias. Para tanto, deverão solicitar alteração no calendário — ressaltou a secretária.
De acordo com ela, até o momento, nenhuma escola da rede municipal manifestou alterações em seus horários de funcionamento.
Na rede pública estadual, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que nos dias de jogos do Brasil as atividades devem ser realizadas normalmente até o horário dos jogos. Um ofício diz ainda que cada equipe escolar pode se organizar, conforme suas estruturas e possibilidades, para proporcionar que os estudantes assistam aos jogos na escola. Ou seja, os alunos não serão dispensados. Além disso, a Seduc sugere que o tema seja trabalhado pelos professores, estabelecendo relação com as áreas do conhecimento.
Confira as datas dos jogos do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo 2022:
- Brasil x Sérvia - quinta-feira (24), às 16h
- Brasil x Suíça - segunda-feira (28), às 13h
- Camarões x Brasil - sexta-feira (2/12), às 16h
Caso o time brasileiro siga na competição, o jogo das oitavas de final será no dia 5/12, às 16h. O jogo nas quartas de final ocorre em 9/12, às 12h, e a semifinal no dia 13/12, às 16h. A final da Copa é em 18/12.