Agentes do Centro de Formação de Condutores da Brigada Militar (CFC-BM), destinados para avaliar exames práticos do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começaram nesta quinta-feira (3), em Caxias do Sul. A cidade é a primeira do Estado a receber o reforço. No primeiro dia, alunos agendados por quatro dos 11 CFCs da cidade puderam realizar o teste aplicado por seis agentes — três a cada turno — na Rua Rodolfo Braghirolli, bairro Cinquentenário.
O reforço articulado pelo Detran-RS tem como objetivo diluir, até o final do ano, a demanda represada durante a pandemia de covid-19, devido às restrições à presencialidade. São 40 agentes em reforço aos cerca de 150 examinadores já atuantes em todo o Estado. A operação começa em Caxias do Sul, cidade que, segundo o Detran-RS, totaliza 6.257 alunos aptos à prova prática, sendo 4.799 do período de 2019 a 2021.
Por volta das 10h30min, cerca de 30 provas práticas já tinham sido realizadas no ponto que reuniu as equipes de trabalho e alunos a partir das 8h. A expectativa dos organizadores era de que, até as 13h, fossem examinados todos os 68 inscritos do turno, de dois CFCs da cidade, para que à tarde outros 75, de dois outros CFCs, também fossem avaliados.
Dentre 45 alunos do CFC São Cristóvão inscritos para esta quinta-feira, a estudante Maisa Oliveira Abrão, 18 anos, aguardava sua vez de realizar o teste prático.
— Estou aqui pela segunda vez, e estou muito feliz por esta iniciativa que vai encurtar o tempo de espera das pessoas. Eu estou esperando há três meses, não é um tempo grande, mas é um tempo significativo, que vai implicar agora na ponta, porque a gente fica sem a prática — comentou a aluna, que foi aprovada.
— O atendimento está sendo rápido, está fluindo bastante e a ideia é não deixarmos nenhum aluno pra trás, garantindo que todos que vieram sejam atendidos dentro do turno — afirmou o coordenador de exames práticos do Detran-RS, Cristiano Costa, que acompanhou as aplicações nesta manhã.
A coordenação dos testes também foi realizada pelo diretor do CFC da BM, capitão Josué Steffen, que disse ser motivo de alegria para a instituição auxiliar o Detran no atendimento a esta demanda.
— Toda equipe dos bastidores, dos CFCs, já deixou tudo aqui muito organizado; o sistema que o Detran utiliza facilita muito e agiliza. Conseguimos nos adaptar bem e acredito que daremos bastante fluidez a estes exames — avaliou.
Em entrevista ao Gaúcha Hoje, da Gaúcha Serra, o diretor técnico do Detran-RS, Fábio Pinheiro dos Santos, afirmou que, com a capacidade de aplicar até 25 testes práticos por turno, os avaliadores da Brigada Militar serão escalados conforme a demanda dos CFCs, com atendimento na cidade às quartas, quintas e sextas-feiras.