As avaliações de provas práticas por policiais militares (PMs) para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado vão começar por Caxias do Sul. No dia 20 de outubro, 36 PMs gaúchos foram nomeados para ampliar a oferta de exames para a categoria B. Com formação para examinar os alunos e experiência no Centro de Condutores da Brigada, os servidores devem agilizar o andamento da fila formada por mais de seis mil pessoas aptas e que aguardam pelo exame obrigatório no município da Serra. A estimativa é do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS). O Detran não soube dizer quantos policiais atuarão em Caxias.
As avaliações realizadas pelos policiais militares iniciam no dia 3 de novembro em Caxias e ocorrerem em turno inverso ao de trabalho, sem prejudicar o patrulhamento. De acordo com o Detran cada policial pode aplicar até 25 exames por turno, totalizando uma capacidade máxima de 900 provas por dia.
A programação é semanal e atende a todos os 11 Centros de Formação de Condutores (CFC's) de Caxias. Nas quintas-feiras serão aplicados 150 exames extras para alunos matriculados nos CFC's Valter, São Cristovão, Nosso e Seg Trânsito. A agenda foi definida após uma reunião entre a direção do Detran RS, Sindicato dos Servidores (Sindet) e Sindicato dos CFCs.
Ainda estão previstas outras 75 provas extras para ocorrerem sempre às sextas-feiras pela manhã. O número de exames nesta data foi distribuído entre os CFCs Santo Antonio (25), Anna & GL (20), Tradição (15) e Ética (15). Uma quinta banca formada por policiais militares realizará 75 exames extras de forma quinzenal no CFC Juvenil. Por lá as provas serão realizadas às quarta-feiras pela manhã. Já nas quartas à tarde, semanalmente, a partir do dia 9, os PMs avaliarão alunos do CFC Santa Lucia (40 vagas), e CFC Thomas (35).
Os horários extras e a utilização dos policiais militares como examinadores ocorre até que a demanda seja normalizada e o calendário de provas atual passe a atender a todos os alunos aptos sem atraso. A expectativa do Detran é que com a oferta ampliada em Caxias do Sul a situação se normalize até o final do ano. Depois de Caxias, o cronograma deve começar em Passo Fundo e Pelotas.