A mudança no cronograma de vacinação e a suspensão temporária da aplicação da primeira dose em crianças de três e quatro anos provocou dúvidas quanto ao estoque de imunizantes contra a covid-19 em Caxias do Sul. No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garante que não faltam doses. A decisão de aplicar as vacinas em dois dias da semana (segundas e sextas) nas unidades básicas de saúde (UBSs) se dá, principalmente, pela baixa procura e para evitar o desperdício. A medida passa a valer a partir desta segunda para primeira, segunda a terceira aplicações (12 anos ou mais) e quarta (pessoas a partir de 25 anos) em 19 postinhos.
A SMS não divulga a quantidade de imunizantes em estoque e disse não saber quando novas doses chegarão, mas garante que não há falta de imunizantes e as mudanças são “para otimizar devido ao estoque limitado”. Com cinco a 10 aplicações em cada frasco, a vacina deve ser administrada em até 12 horas após aberta.
A pasta contabiliza que 75.773 pessoas já se vacinaram com a quarta dose na cidade. O cálculo aumentou dia 26 de setembro, quando o calendário permitiu que pessoas de 25 anos ou mais recebessem o segundo reforço. Neste número estão somadas as vacinas aplicadas em profissionais de saúde, pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades e público acima de 12 anos com imunossupressão.
Antes do recesso, sexta-feira passada, a secretaria havia suspendido temporariamente a aplicação da primeira dose da CoronaVac em crianças de três e quatro anos. Desde quarta, a imunização dessa faixa é exclusiva a segundas doses. O motivo é o estoque baixo de CoronaVac (única administrada para este público, e em duas doses).
Para a vacinação de crianças de cinco a 11 anos nada muda e elas seguem recebendo as injeções nas terças e quintas-feiras nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, das 8h às 19h. A Pfizer Baby, para crianças de dois meses a dois anos, com comorbidades, começa a ser aplicada nas quartas-feiras, nas mesmas UBSs citadas acima, das 8h às 18h.Diferentemente de municípios vizinhos, Caxias do Sul já aplica, desde o fim de setembro, a segunda dose de reforço para pessoas sem comorbidades abaixo dos 40 anos. A primeira, segunda a terceira doses (para quem tem 12 anos ou mais) e a quarta dose (para pessoas de 25 anos ou mais em geral; 18 ou mais com comorbidades; profissionais de saúde; ou 12 anos ou mais com imunossupressão) passa a ser oferecida em 19 UBSs, nas segundas e sextas-feiras.
Confira, abaixo, o cronograma de vacinação previsto para a semana que vem (21 a 25)
PONTO DE APOIO
:: Onde: Farmácia São João (Avenida Júlio de Castilhos 2411, Centro; Rua Luiz Michielon 1364, Cruzeiro; Rua Moreira Cesar 460, Pio X; Avenida Rubem Bento Alves, 5051, Santa Catarina), das 8h às 17h.
:: O que aplica: vacinas para pessoas de 18 anos ou mais: segunda dose (exceto CoronaVac), terceira e quarta doses (25 anos ou mais); reforços da Janssen.
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
:: Quando e onde: quartas-feiras nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, das 8h às 18h.
:: O que aplica: primeira dose crianças de seis meses a 2 anos com comorbidades.
:: Quando e onde: por agendamento nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê.
:: O que aplica: segunda dose de CoronaVac para crianças de três e quatro anos.
:: Quando e onde: terças e quintas nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, das 8h às 19h.
:: O que aplica: primeira dose para crianças de cinco a 11 anos e segunda dose Pfizer pediátrica para crianças de cinco a 11 anos.
:: Quando e onde**: segundas e sextas-feiras, nas UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alta, Madureira, Planalto, Planalto-Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José, São Leopoldo e Serrano, das 8h às 15h. Também disponíveis nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Reolon e Vila Ipê, 8h às 19h.
:: O que aplica: primeira, segunda e terceira doses para quem tem 12 anos ou mais; e quarta dose para pessoas de 18 anos ou mais com comorbidades; acamados; pessoas de 25 anos ou mais em geral; profissionais de saúde e imunocomprometidos de 12 anos ou mais.
**As UBSs Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca vacinam somente por agendamento.
Além disso, a SMS informa que os reforços da Janssen estão disponíveis em todas as UBSs, enquanto houver disponibilidade de doses.
Situação diferente em outros municípios
Em Bento Gonçalves, segundo maior município da Serra, segue a vacinação da primeira dose para crianças entre três e quatro anos. No entanto, a segunda aplicação de reforço é apenas ao público maior de 40 anos. De acordo com a Secretaria da Saúde, existe hoje um um volume grande da faixa etária acima dos 40 anos que ainda não procurou a vacina. São 14,5 mil pessoas imunizadas com a segunda dose de reforço. Para avançar no calendário, a secretaria aguarda por uma posição do Ministério da Saúde.
Em Farroupilha, a quarta dose também é aplicada em pessoas de 39 anos ou mais. No entanto, o reforço também é destinado a pessoas da faixa etária dos 18 aos 39 anos com comorbidades ou para quem foi imunizado anteriormente com a vacina da Janssen. Atualmente, o município está em fase de capacitação dos profissionais que aplicarão as doses em bebês de seis meses a dois anos. Farroupilha já recebeu as vacinas da Pfizer baby e segue o calendário determinado pelo governo do Estado.
Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, diz seguir a orientação do Estado e administra o segundo reforço a pessoas com mais de 40 anos, profissionais de saúde e pessoas de 18 a 39 anos com comorbidades. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação está sendo realizada uma vez por semana nas unidades básicas de saúde (UBSs) por conta da baixa procura. A imunização é realizada através de agendamentos na UBS Centro.
Com 8.341 pessoas com o calendário vacinal completo, Vacaria receberá novas doses na próxima segunda feira (21). No entanto, segundo a enfermeira-chefe da Vigilância em Saúde, Tatiana Scariot, para avançar no calendário é preciso aguardar a Resolução da CIB/RS, que norteia os caminhos da vacinação. Os imunizantes para crianças de seis meses a dois anos foram entregues na quinta-feira (17) e a aplicação na cidade inicia na próxima segunda. Ainda de acordo com a Vigilância em Saúde, há vacinas para todos os públicos.
Em Flores da Cunha, a Secretária de Saúde iniciou sexta-feira (18) o agendamento para a vacinação de crianças de seis meses a dois anos. Atualmente, o município aplica o segundo reforço para pessoas com 30 anos ou mais e diz não ter recebido orientação para avançar às demais faixas etárias. Segundo a prefeitura, a imunização ocorre para todos os públicos e há previsão de recebimento de novas doses na segunda-feira (21).