Após um alto número de casos de meningite meningocócica, Caxias do Sul deu início nesta sexta-feira (25) a uma da campanha de vacinação contra a doença. A primeira etapa é voltada para crianças de três meses a dois anos completos. A partir de 2 de dezembro, as crianças de três anos até menos de seis anos também passam a receber imunização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público-alvo total é de 37 mil crianças.
Na unidade básica de saúde (UBS) do Tijuca são esperadas, pelo menos, 395 crianças. É o número da lista de pequenos pacientes cadastrados no postinho. Conforme a técnica em enfermagem Janete Guedes Garcia, apesar da relação, a UBS vacina crianças de qualquer parte do município.
Durante a manhã, entre 8h e 10h30min, nove crianças foram vacinadas. Vinícius da Silva Grave, 2 anos e oito meses, era uma delas.
— Meu marido ouviu no rádio e me avisou. Aí trouxe ele — conta a mãe Fernanda de Fátima Ribeiro da Silva, 40, analista de qualidade.
Jéssica Ferreira, 23, foi avisada do início da vacinação pela escolinha da pequena Lavínia, 2 anos e dois meses.
— Tem que cuidar. Eu sempre fiz as vacinas direitinho nela — conta a mãe, também usuária da UBS Tijuca.
No posto do bairro Cinquentenário, a média de procura pela vacina contra a meningite era a mesma. Das 8h até as 10h, foram cerca de 10 crianças imunizadas. Avisada pela escolinha, a bancária Mirian Farias, 30, levou Lilian, de um ano e oito meses, logo cedo.
— Vacinar é totalmente importante, previne doenças mais graves — ressalta.
Clênia Menezes Alencar, 36, e o marido Alexandre Alencar da Costa, 41, também levaram os três filhos na UBS Cinquentenário nesta manhã. Angelina, três anos, fez a vacina contra a meningite e o irmão mais novo, Samuel, de apenas 20 dias, recebeu a BCG. Lucas, dois anos, não pôde fazer, porque precisava respeitar o intervalo de outra vacina que fez recentemente.
— Os amigos avisaram pelas redes sociais. Vacinar é importante, é melhor prevenir — diz a mãe.
A meningite pode levar à morte ou provocar sequelas motoras ou cognitivas, além de poder causar cegueira ou perda da audição. A vacinação tem como objetivo evitar a circulação da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da doença, e consequentemente, surtos que poderiam ser causados.
Orientação do Ministério da Saúde
As crianças caxienses receberão uma dose da vacina ACWY, também distribuídas até junho de 2023 para pré-adolescentes e adolescentes entre 11 e 14 anos, nas unidades básicas de saúde. O Ministério da Saúde e o Estado orientaram para esta vacinação em Caxias após o surgimento de seis casos de meningite meningocócica no município, sendo quatro nas últimas semanas.
Crianças que já tomaram a dose da ACWY ou da vacina Meningocócica C devem receber uma nova dose da ACWY, com um intervalo de 30 dias.
A campanha
A vacina contra meningite estará disponível em todas as UBSs de Caxias, de segunda a sexta. Além disso, a Secretaria Municipal da Saúde organiza ações aos sábados. A primeira é neste sábado (26), quando as unidades abrem das 9h às 13h, com imunizantes para crianças de três meses a dois anos completos (até dois anos, 11 meses e 29 dias). Outras vacinas em atraso também poderão ser atualizadas (exceto para covid-19). As programações também serão divulgadas para os dias 3 e 10 de dezembro.
Funcionamento
- Público-alvo: crianças de três meses a menos de seis anos residentes em Caxias do Sul.
- Início primeira etapa: 25/11 (sexta-feira), para crianças de três meses a dois anos completos.
- Início segunda etapa: 2/12, para crianças de três anos a menos de seis.
- Se a criança já tiver tomado a vacina ACWY (disponível na rede particular), deve tomar novamente na campanha? Sim. Deve apenas esperar intervalo de 30 dias. Se tiver tomado a vacina Meningocócica C (calendário de rotina), também deve esperar 30 dias.
Documentação
Cartão SUS de Caxias do Sul e caderneta de vacinas.