Caxias do Sul inicia nesta sexta-feira (25) a campanha de vacinação para todas as crianças de três meses a menos de seis anos contra a meningite. A ação surge após um alto número de casos de meningite meningocócica, uma das formas mais graves da doença. A infecção por esta bactéria pode levar à morte ou provocar sequelas motoras ou cognitivas, além de poder causar cegueira ou perda da audição.
A vacinação tem como objetivo evitar a circulação da bactéria Neisseria meningitidis, causadora da doença, e consequentemente, surtos que poderiam ser causados.
A partir de sexta, crianças de três meses a dois anos completos recebem a vacina. A partir de 2 de dezembro, as crianças de três anos a menos de seis anos também passam a receber imunização. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o público-alvo total é de 37 mil crianças.
Orientação do Ministério da Saúde
As crianças caxienses receberão uma dose da vacina ACWY, também distribuídas até junho de 2023 para pré-adolescentes e adolescentes entre 11 e 14 anos, nas unidades básicas de saúde (UBSs). O Ministério da Saúde e o Estado orientaram para esta vacinação em Caxias após o surgimento de seis casos de meningite meningocócica no município, sendo quatro nas últimas semanas.
Crianças que já tomaram a dose da ACWY ou da vacina Meningocócica C devem receber uma nova dose da ACWY, com um intervalo de 30 dias.
Dois adultos e quatro crianças, entre nove meses e quatro anos, foram infectados e hospitalizados em enfermaria ou UTI — uma criança ainda está na enfermaria. Por isso, Anelise Kirsch, infectologista do Controle de Infecção Municipal, pede que os pais participem da campanha:
— Pedimos que todos os pais levem os filhos para tomar a vacina ACWY, que serve para bloquear a transmissão e, caso a criança adoeça, o risco de ter sequelas diminui. A vacina é a forma mais segura de proteger as crianças dessa doença, que pode deixar sequelas severas. E lembramos que meninos e meninas de 11 a 14 anos também devem tomar essa vacina. Embora o risco de adoecer seja menor, eles podem carregar a bactéria e promover a transmissão.
Nestes quatro casos, as contactantes das crianças nas escolas infantis foram medicadas 48h após as identificações pela Vigilância Epidemiológica e do Controle de Infecção Municipal. Além disso, as cadernetas foram revisadas e as instituições orientadas sobre limpeza do ambiente e notificação de possíveis novos casos.
A campanha
A vacina contra meningite estará disponível em todas as UBSs de Caxias, de segunda a sexta. Além disso, a SMS organiza ações aos sábados. A primeira é neste sábado (26), quando as unidades abrem das 9h às 13h, com imunizantes para crianças de três meses a dois anos completos (até dois anos, 11 meses e 29 dias). Outras vacinas em atraso também poderão ser atualizadas (exceto para covid-19). As programações também serão divulgadas para os dias 3 e 10 de dezembro.
Funcionamento
:: Público-alvo: crianças de três meses a menos de seis anos residentes em Caxias do Sul
:: Início primeira etapa: 25/11 (sexta-feira), para crianças de três meses a dois anos completos.
:: Início segunda etapa: 2/12, para crianças de três anos a menos de seis.
:: Se a criança já tiver tomado a vacina ACWY (disponível na rede particular), deve tomar novamente na campanha?
Sim. Deve apenas esperar intervalo de 30 dias. Se tiver tomado a vacina Meningocócica C (calendário de rotina), também deve esperar 30 dias.
:: Documentação
Cartão SUS de Caxias do Sul e caderneta de vacinas