Foi aprovado pela Câmara de Vereadores nesta quinta-feira (20), por unanimidade, o projeto de lei que propõe a redução da tarifa e do horário de vigência da bandeira dois do serviço de táxi em Caxias do Sul. De autoria do Executivo, o assunto foi discutido pela primeira vez na sessão da última terça-feira (18) e retornou ao plenário para votação final dos parlamentares nesta manhã. A proposta passará a valer após sanção do prefeito Adilo Didomenico (PSDB).
Atualmente, quem utiliza o serviço de táxi em Caxias começa pagando R$ 6. No caso da bandeira 1, o quilômetro rodado custa R$ 4,30. Já a bandeira 2 quantifica, até o momento, em R$ 5,55 o quilômetro rodado, ou seja, 30% a mais do que a bandeira 1. A proposta aprovada pelos vereadores é que o valor da bandeira 2 fique 15% em relação à bandeira 1. Assim, em termos de preço, baixará de R$ 5,55 para R$ 4,95 o quilômetro rodado.
Outra alteração é no horário de vigência da bandeira 2. Atualmente, a classificação opera das 20h às 6h; nos sábados, a partir das 15h, e, aos domingos, feriados e na terça-feira de Carnaval, durante as 24 horas. Com a aprovação, ela passará a valer de forma unificada das 22h às 6h (exceto domingos, feriados e terça-feira de Carnaval).
Os valores foram atualizados em junho deste ano, depois de cerca de seis anos sem reajuste – último havia sido em 2016. Segundo a prefeitura, a redução da tarifa e flexibilidade de horário buscar tornar o serviço de táxi mais competitivo e atende a uma demanda da categoria. A modificação em debate foi aprovada pelo Conselho Municipal de Mobilidade.
O presidente do Sindicato de Taxistas de Caxias do Sul, Adail Bernardo da Silva, afirma que a redução no valor e mudança no horário da bandeira 2 busca reverter um cenário observado de queda de passageiros à noite desde que o novo valor entrou em vigor.
— Quem trabalha no comércio no sábado, por exemplo, paga um valor de manhã e outro muito maior à tarde. Levamos essa demanda em assembleia e foi aprovada por ampla maioria. A bandeira 1 ninguém reclamou, mas a bandeira 2 não foi justa. Se tornou muito onerosa para o passageiro que, automaticamente, nós perdemos — avalia.