Um vídeo de 49 segundos que circula pelas redes sociais chama atenção ao mostrar um servidor público municipal armado e dando um tiro na Ponte do Raposo, no interior de Caxias do Sul. Ele está acompanhado por outros dois homens - um que caminha ao lado dele e outro que filma a cena - sobre a estrutura no Rio Caí, em uma estrada municipal no limite de Caxias do Sul com Gramado.
A identidade do servidor que anda com um revólver e que atira não foi divulgada. Mas a reportagem apurou que é Ginésio Rech. Ele é funcionário da subprefeitura do distrito de Vila Oliva. Afirmou que é o dono da arma, que tem registro e também garante que esse tipo de situação nunca aconteceu antes.
— Foi uma infelicidade, a gente estava ali trabalhando na manutenção da ponte, e foi um momento de bobeira. Sei que isso pode nos prejudicar, eu fico até emocionado nesse momento. Falta dois anos para eu me aposentar — lamentou, optando por não dar mais detalhes sobre o fato.
A prefeitura de Caxias registrou boletim de ocorrência na última quinta-feira (13), no qual relata que as imagens foram gravadas em 10 de outubro. O caso está sob investigação do 3º Distrito Policial. A prefeitura também instaurou uma sindicância para apurar o caso. O município se manifestou por nota:
"Diante dos questionamentos sobre vídeo em circulação em redes sociais, com imagens de servidor público manuseando arma durante atividade laboral, a Administração Municipal informa que instaurou sindicância para apurar os fatos, bem como registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil para averiguação sobre porte de arma do envolvido. A partir dos resultados da comissão sindicante serão tomadas as medidas administrativas cabíveis."
A reportagem contatou o subprefeito de Vila Oliva, Tamiel Bergamin. Ele confirma que quem aparece no vídeo é funcionário ligado ao município e ressalta que "as pessoas que estão no vídeo no momento não têm nada a declarar".
Polícia civil instaurou inquérito nesta segunda-feira
O delegado Edinei Albarello, que responde pelo 3º Distrito Policial e ficou responsável pelo caso, ressalta que a ocorrência foi registrada no plantão da Polícia Civil na quinta. O documento chegou até ao 3º DP na sexta-feira (14). O inquérito policial foi instaurado nesta segunda-feira (17).
— Temos o vídeo, e como tem as pessoas que foram identificadas como sendo funcionários da subprefeitura de Vila Oliva, nós vamos inquerir essas pessoas e dar sequência aos demais trâmites do inquérito.
O delegado explica que será investigado o fato de o servidor portar uma arma e também de ter efetuado o disparo.
— O disparo de arma de fogo está comprovado que ele efetuou por meio do vídeo. Nós também vamos averiguar se ele tem ou não porte de arma.
Vídeo
A reportagem teve acesso às imagens onde aparecem dois homens em cima da ponte. O vídeo começa focando as madeiras da estrutura e dá para ouvir uma conversa. Em seguida, o celular é focado nos dois homens que estariam trabalhando na ponte. Uma terceira pessoa, que não aparece no vídeo, filma o que seria o trabalho dos funcionários. Pelo teor das conversas na gravação, o ato é encarado como uma brincadeira. O homem armado, que é Ginésio Rech, perguntou onde era para fazer um furo. Em seguida, disparou contra uma tábua. Após o tiro, o colega coloca um prego no furo deixado pela bala. O vídeo termina com todos rindo.