A prefeitura de Caxias do Sul dá prazo até esta quinta-feira (20) para que proprietários de jazigos nos cemitérios públicos municipais realizem limpezas e reformas antes de 2 de novembro, Dia de Finados. A intenção da secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) é, a partir de sexta-feira (21), organizar os espaços e intensificar as manutenções sem que obras particulares sejam realizadas ao mesmo tempo.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, João Osório Martins, as melhorias começaram a ser realizadas ainda no mês passado com reparos na iluminação, retirada de entulhos e podas de árvores. Os serviços foram estendidos ao Largo Fábio Formolo, em frente ao Cemitério Municipal, no bairro Marechal Floriano. Mais enxuto e com menos demandas, o Cemitério Municipal II, no bairro Desvio Rizzo, também recebeu intervenções. Os acessos aos cemitérios do interior estão no cronograma da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
— Até quinta-feira (20) nós permitimos as reformas e, depois, vamos intensificar a manutenção pública para que, no dia 2, o cemitério esteja limpo tanto pelas famílias quanto pela prefeitura. Não podemos chegar no Dia de Finados com gente ainda fazendo seus serviços — explicou Martins.
Após a realização de reformas particulares, será feito o recolhimento de material de construção descartado e as lavagens das calçadas e da escadaria do cemitério do bairro Marechal Floriano, de acordo com o secretário. A capina e sinalização das ruas entre os túmulos também está no planejamento.
Na tarde desta segunda-feira (17), o clima favorável permitiu que as manutenções fossem realizadas tanto pelo poder público quanto pela comunidade. Enquanto a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) pintava meios-fios, famílias limpava lápides.
A proximidade do Dia de Finados é também uma oportunidade para complementar a renda das auxiliares de limpeza Maria Inês de Oliveira, 57 e Carla da Silva Cândido de Oliveira, 25. Contratadas anualmente para lavar os túmulos, mãe e filha iniciaram o trabalho ainda na semana passada e, nesta segunda-feira, já estavam no segundo jazigo do dia.
— Tem que venha pra limpar e desiste, porque é muita sujeira, e prefere pagar, porque as calçadas ficam muito encardidas e a gente tira tudo com o lava jato — explicou Maria Inês, que realiza o serviço há 25 anos.
Por conta própria, Faustino Luiz de Lima, 44, chegou ao cemitério munido de dois baldes para fazer a escovação dos túmulos onde estão avós, tios e primos.
— É preciso dar um auxilio para a família e deixar uma coisa mais suave dessa lembrança de dor. Quando vierem visitar no feriado, vai estar limpo e com um aspecto mais agradável — contou Lima.
Com base nos livros de registros, a Semma estima que 90 mil pessoas estejam sepultadas no Cemitério Público Municipal. São 7.927 gavetas distribuídas entre arrendadas (4.956) e particulares (2.694). O total de capelas particulares é de 3.810. No entanto em cada um dos espaços mais de um corpo pode estar sepultado. No Cemitério Público Rosário, são 1.286 gavetas arrendadas e 186 particulares.
Ainda de acordo com a Semma, uma programação para orientação do trânsito e serviço de ambulância está sendo programada para o Dia de Finados, data que leva milhares de pessoas aos cemitérios.