Muitas brincadeiras, sorrisos e longas filas para ganhar um delicioso algodão-doce marcaram o domingo (23) na Praça Estação Cidadania, no bairro Cidade Nova. Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) de Caxias do Sul, a Festa Comunitária da Criança foi realizada durante a tarde ensolarada, recebendo pelo menos 3 mil pessoas, conforme a organização.
As famílias e os pequenos da comunidade puderam aproveitar a festividade do mês da criança. Com o dinheiro arrecadado no Arraiá da Estação, em julho, o grupo Estação da Cidadania pôde organizar a festa com brinquedos infláveis, espaço para os bebês, cama elástica, atrações artísticas e teatrais e brincadeiras, como dança das cadeiras e corrida de sacos - especialmente para as mães.
— Nunca tínhamos feito a festa do Dia das Crianças. Já fizemos outras atividades, mas não com todos esses brinquedos e serviços. Ver as pessoas chegando, com as cadeiras, para passar a tarde aqui, em um espaço público, é fantástico. Trabalhamos muito para o pertencimento do pessoal à praça — celebra a coordenadora do Estação Cidadania, Daiane Mello.
No fim da festa, que foi até 18h - uma hora a mais do que estava previsto -, a organização também distribuiu kits com doces. Todos os 1,5 mil planejados foram entregues. Além disso, durante as atividades, a criançada ganhou refrigerante, cachorro-quente e água. Quem se divertiu foi Eliezer, cinco anos - o sorrisão da foto surgiu, inclusive, depois do pai Cacildo Rodrigues Barbosa, 48, prometer mais uma ida ao brinquedo do jacaré, o favorito dele.
— Está muito divertido, é muito legal para as crianças, que estão se divertindo bastante — conta Barbosa, com Eliezer afirmando que ainda não estava cansado e queria brincar mais.
A tarde também foi proveitosa para os pais Guilherme da Silva Olivério, 22, Caroline Andrade Pereira, 20, com a filha Maitê, três, e o filho Heitor, 11 meses. A menina, que passou por todos os brinquedos, adorou o espaço criado para as crianças desenharem e pintarem.
— Gostou bastante da cama elástica e aqui da pintura também — comentou o pai.
Barbeiros do Bem na Festa da Criança
Durante a Festa Comunitária da Criança, os voluntários dos Barbeiros do Bem também ofereceram cortes de cabelo para a criançada. O barbeiro Rodrigo Palhano, 38, destaca a importância do evento e de poder participar dele.
— Eu acho muito importante termos esses eventos, principalmente para criançada. Caxias está carente de cultura e de olhar mais para o povo carente. Costumamos estar sempre ajudando e colaborando de alguma forma, para fazer a criançada feliz — explica Palhano.
Gustavo Lopes França, 11, que cortava o cabelo no momento da entrevista, aprovou o corte de Palhano com um sorriso.
O evento é uma realização da Estação Cidadania, por meio do Grupo Gestor, em parceria com a Escola Estação da Alegria, a Escola Nivaldo Kersher e Conselho de Mães. Além disso, conta com o apoio do Samae e do CTG Estancieiros do Laço.