Uma multidão lotou o estacionamento da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para acompanhar o 15° Concerto da Primavera na manhã deste domingo (23). O clima com temperatura amena e ensolarado atraiu milhares de pessoas, que ocuparam cadeiras de praia, o gramado ou mesmo acompanharam o espetáculo em pé, dançando e se movimentando a cada sucesso apresentado.
Desta vez, o público pôde acompanhar um resgate das composições mais marcantes até aqui. Sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, a UCS Orquestra teve acompanhamento do Coro Unimed, regido pelo maestro Ivan Montanha, e dos solistas Paola Delazzeri, Fran Duarte, Juliano Barreto e Beto Trasel.
No repertório, sucessos como Alegria, alegria, de Caetano Veloso, Pro dia nascer feliz, de Cazuza e Roberto Frejat, Águas de Março, de Antonio Carlos Jobim, e Let it Be, de John Lennon e Paul McCartney. Um dos momentos mais marcantes do espetáculo foi a apresentação da música Querência Amada, de Teixeirinha. A convite do maestro Schmiedt, milhares de pessoas se levantaram e cantaram junto o clássico.
A médica Mariana Goettems, 37 anos, estava acompanhada da filha Luísa, três. Há oito anos morando em Caxias, ela conta que estava assistindo pela primeira vez ao Concerto da Primavera. Também comentou da importância de levar a filha a este tipo de evento.
— Estou achando lindo e superorganizado, muito legal. Ela (Luísa) já faz musicalização e a gente estimula (o contato com a música). Todos estamos adorando — disse a médica.
Além de comemorar as 15 edições, o concerto também celebrou os 50 anos da Unimed Nordeste-RS e os 55 anos da Universidade de Caxias do Sul. Em seu pronunciamento, o reitor da UCS, Gelson Rech, confirmou o tradicional espetáculo Natal em Família para o dia 10 de dezembro no campus-sede.