O balanço da 31ª edição da Mercopar aponta para quebra de recordes. Encerrada na última sexta-feira (21), a feira promovida em Caxias do Sul contabilizou mais de R$ 430 milhões em negócios, o que corresponde a um crescimento de 77% em relação ao ano anterior, quando foram R$ 242 milhões gerados em negociações. Além disso, segundo a organização, foram 35 mil visitantes, somados acessos presenciais e virtuais. Neste ano, a programação voltou a ocorrer em quatro dias, sendo realizada de 18 a 21 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva.
— É uma edição que confirma a tendência de um bom momento para a geração de negócios. A Mercopar é uma vitrine da força econômica da indústria nacional, integrando agentes públicos e privados, desde empresas mais tradicionais e consolidadas até startups em pleno desenvolvimento — destacou o presidente do Sistema Fiergs e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Porcello Petry.
— São mais de três décadas de Mercopar, uma trajetória ascendente na qual a Feira soube se modernizar e evoluir, especialmente ao longo dos últimos quatro anos. Tanto em termos de organização quanto no que se refere à qualidade dos expositores, e às ações que são concentradas durante estes dias, a evolução é muito visível e os números refletem isso — acrescentou o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a 31ª Mercopar reuniu 512 expositores dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem, sendo 80 deles startups. A ocupação totalizou 32 mil metros quadrados de espaço físico, uma ampliação de 60% em relação às edições anteriores.
Além de divulgar o balanço desta edição, os organizadores também informaram a data da próxima feira: a 32ª Mercopar será de 17 a 20 de outubro de 2023.