Por meio de nota divulgada na tarde desta terça-feira (4), o governo do Estado confirmou o pagamento de valores à empresa CM3, prestadora de serviços no Aeroporto Hugo Cantergiani, de Caxias do Sul. Pela manhã, funcionários do setor de raio-x realizaram uma operação padrão que atrasou o embarque de um dos voos. O motivo alegado por eles eram pendências em pagamentos dos salários, principalmente de uma empresa responsável pelo serviço que faliu em junho, a Bravsec.
Conforme o comunicado, "a autorização para o pagamento havia sido dada na sexta-feira, mas, devido a trâmites burocráticos, que também envolvem pendências referentes à regularização de documentos da empresa, foi realizado hoje (terça-feira, dia 4 de outubro). Com o pagamento, estão liquidadas as parcelas de valores devidos à empresa". O diretor executivo da CM3, Claudio Alves, confirmou o recebimento dos valores.
A CM3 Atividades Auxiliares de Transporte Aéreo foi contratada de forma emergencial, diante da situação de falência da Bravsec, absorvendo os funcionários de Caxias. A nova terceirizada assumiu a operação há três meses e alegava que não estava recebendo repasses mensais por parte do governo do Estado. Os salários estavam sendo garantidos com recursos próprios da empresa. Esta situação, portanto, foi resolvida com o repasse concretizado nesta terça.
Agora, a expectativa dos funcionários é de que seja resolvida a questão dos valores pendentes da Bravsec, a empresa falida. A equipe tem valores a receber referente aos meses de abril, maio e junho. São, ao todo, cerca de R$ 10 mil para cada um dos 17 trabalhadores do setor, entre salários, benefícios e rescisão.
Sobre este assunto, o governo do Estado esclareceu que:
"Com relação às pendências da Bravsec, embora não seja sua responsabilidade, o governo do Estado está agindo para minimizar as perdas dos funcionários. Assim que forem resolvidos os trâmites burocráticos, esta situação também será equacionada", informou, por meio do setor de comunicação.
O diretor do aeroporto, Maurício D'Ávila, relatou que os voos da tarde desta terça-feira ocorreram normalmente, sem atrasos.