Câmeras de monitoramento de uma loja do centro de Caxias do Sul flagraram atos de vandalismo cometidos no início da madrugada desta segunda-feira (3). Imagens repassadas à Guarda Municipal mostram o momento em que um homem derruba uma série de vasos com folhagens que enfeitavam a fachada do estabelecimento, na Rua Marquês do Herval, na altura da Praça Dante Alighieri.
Após denúncia, o homem de 38 anos, apontado também como autor de danos na porta de um edifício e em uma lixeira da coleta seletiva da Codeca, foi identificado e conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde foi registrada ocorrência por dano. Quem aparece no vídeo é Clenio Ederson Lima Lopes, 38 anos. Ele foi contatado pela reportagem nesta quarta-feira (5), disse que estava ocupado e que retornaria posteriormente para dar sua declaração a respeito do ocorrido. Em conversa por telefone, adiantou que não esperava tamanha repercussão do fato e alegou ter cometido os atos no sábado após um surto causado pelo consumo de bebida alcoólica.
Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul informou que o homem envolvido no vandalismo era ligado a uma organização da sociedade civil (OSC), que tem parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS). Portanto, ele não pertence ao quadro de servidores municipais ou exerce cargo em comissão. Segundo a nota, a OSC informou, extraoficialmente, que o homem foi desligado das funções. A prefeitura reiterou que é o Poder Judiciário que decidirá sobre as condutas do autor do vandalismo.