Uma lixeira da Codeca danificada na madrugada de segunda-feira (3) fez com que o caso de vandalismo registrado junto à Polícia Civil, de um homem que derrubou e quebrou vasos de folhagem da fachada de uma loja, passasse a ser investigado como dano ao patrimônio público. Câmeras de segurança flagraram o momento em que o homem, identificado como Clenio Ederson Lima Lopes, 38 anos, derruba uma sequência de vasos na Rua Marquês do Herval, próximo à Praça Dante Alighieri. Ele foi detido pela Guarda Municipal logo após o fato.
Inicialmente, Lopes foi conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), onde foi ouvido e liberado. O delegado Luciano Pereira afirma que o caso foi despachado, ainda na segunda-feira, à 1ª Delegacia de Polícia, onde, segundo ele, é investigado como dano ao patrimônio público.
Lopes foi contatado pela reportagem nesta quarta-feira (5), disse que estava ocupado e que retornaria posteriormente para dar sua declaração a respeito do ocorrido. Em conversa por telefone, adiantou que não esperava tamanha repercussão do fato e alegou ter cometido os atos no sábado após um surto causado pelo consumo de bebida alcoólica.