A casca do coração da bananeira virou prato para servir aos visitantes da Feira Ecológica de Caxias do Sul alimentos preparados por estudantes do curso de Gastronomia do Centro Universitário FSG. A ação realizada na manhã deste sábado (15) teve como objetivo incentivar o aproveitamento de diferentes partes de frutas, legumes e verduras que acabam não sendo comercializados pelos feirantes, por não serem costumeiramente utilizados na culinária.
A tenda instalada no meio da feira se transformou em cozinha onde o grupo preparou diferentes combinações com ingredientes fornecidos pelos feirantes, incluindo, por exemplo, abobrinha com casca.
— É algo que não é comum. Já faço algumas dessas coisas em casa e que bom as pessoas poderem experimentar isso aqui, tendo uma experiência positiva, porque está delicioso — afirmou Patrícia Amoretti, 52, nutricionista que disse ser frequentadora assídua da Feira Ecológica.
Outra frequentadora, a Sirlei Pedroni Chemello, 61, também quis provar a amostra do que estava sendo preparado durante a manhã. A aposentada saboreou novas versões de algo que também costuma praticar em casa: o aproveitamento.
— Achei ótimo, muito bacana, até pra mostrar pra mais pessoas aderirem este tipo de alimentação sem desperdício e nutritiva — comentou.
Com base de arroz reaproveitado (requentado), a degustação contou com o sabor do caldo de legumes preparado com cascas de alho e cebola, alho poró, temperos e cenoura com casca; e do refogado de legumes como brócolis com os talos, além de folhas de beterraba, por exemplo. Todos os ingredientes comercializados na Feira Ecológica são orgânicos.
— Desperdiçamos muito alimento e tem muita gente passando fome. Tem como aproveitar. Muita gente quer e não sabe como — disse a coordenadora do curso, Gabriela Tonolli, que comandou as panelas com auxílio dos alunos, no preparo dos ingredientes.
Durante a ação alusiva ao Dia do Alimento, que é celebrado neste domingo (16), Gabriela também deu dicas para quem tem interesse no aproveitamento máximo no preparo de plantas:
— Sempre que a gente vai usar talos mais fibrosos é legal refogar com alho e cebola. Pode ser com carne, arroz, outros legumes. Cascas de cenoura e cebola podem ser usadas pra fazer caldos.
A feirante de Antônio Prado, Eduarda Tondello, 27, contribuiu com folhas de brócolis e de cenoura utilizadas na ação da Feira. Ela aprovou o prato preparado com os itens que antes ela até já aproveitava, porém de uma outra forma:
— Acaba que a gente usa nos canteiros ou dá para os animais. É bem interessante usar na culinária, ficou delicioso — disse.