O conserto de buracos espalhados pelas ruas de Caxias do Sul ganhará um novo procedimento após a atualização do contrato entre a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) e a Codeca. O início da nova prática, que pretende dar maior durabilidade aos remendos, está prevista para a primeira quinzena de novembro.
De acordo com a SMOSP os reparos atuais, que consistem apenas no depósito de uma camada fina de asfalto sobre a pista danificada, têm durado poucos dias. Em caso de períodos chuvosos, a cobertura dos buracos sem o uso do compactador é muito pouco efetiva e pode durar horas até que as rachaduras voltem a aparecer.
Com o início do novo procedimento, a compactação que antes era realizada pelos próprios veículos que transitavam sobre a pista, será feita pelo rolo compressor. De acordo com o secretário Norberto Soletti, todo o resíduo de asfalto solto que permanece dentro dos buracos será retirado. Com o buraco limpo, um óleo será utilizado para dar liga entre o asfalto novo e o velho. Depois disso, as fendas serão cobertas com massa asfáltica e o serviço finalizado com a máquina que irá compactar o buraco fechado.
Ainda de acordo com Soletti, esse novo procedimento será realizado em buracos maiores e a mudança representará um aumento insignificante no valor do contrato entre Codeca e prefeitura. A expectativa é que com a novidade os reparos durem meses e não dias como acontece atualmente.
— Em função da quantidade de buracos que se tinha, uma dezena de caminhões saía da Codeca e ia largando a camada de asfalto para os próprios veículos compactarem, mas assim dura muito pouco. Agora nos maiores será feito com o rolo e a durabilidade ficará muito maior do que a de hoje — explicou Soletti.
Com a nova modalidade serão três as opções de conserto dos buracos que aparecem nas ruas asfaltadas de Caxias. Além de tapar os locais com a camada fina e sem o uso do compactador, ainda é possível, segundo o secretário realizar o que a SMOSP chama de remendo, que atualmente é a forma mais efetiva de fechar os buracos.
— O remendo então faz o recorte no entorno do buraco para realizar o reparo de forma mais efetiva. É um serviço que é realizado, mas não na velocidade que gostaríamos — contou o secretário responsável por acionar a Codeca e escolher os tipos de serviço conforme a demanda da comunidade ou percepção da secretaria.