O clima chuvoso desta segunda-feira (19) não afastou os tradicionalistas, que permanecem até o feriado desta terça (20) com suas estruturas montadas nos Pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul. No penúltimo dia de Festejos Farroupilhas, o sentimento entre os CTGs e piquetes era de gratidão pela retomada do evento, que precisou ser cancelado por dois anos consecutivos devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19.
Por duas semanas, apresentações artísticas, provas campeiras e muito churrasco fizeram parte dos dias de quem vive a tradição gaúcha e não abre mão de participar das comemorações. Com a maciça presença do público, principalmente aos finais de semana, o evento foi a oportunidade de rever amigos, revisitar a cultura do Estado e engordar o caixa das entidades.
Do CTG Chegando no Rancho, Ronaldo Cavalheiro, 48 anos, estima ter servido mais de 400 refeições no último final de semana. O dinheiro arrecadado será investido nas invernadas que, em 2022, abriram o Festival Serrano das comemorações. Entre os almoços e jantares, Cavalheiro lembrou de um em especial, que serviu cariocas encantados com a tradição gaúcha.
— Acolher as pessoas é uma das nossas missões no tradicionalismo. Eles achavam que as refeições eram exclusivas para o pessoal do CTG e ficaram muito felizes de serem atendidos — contou.
Às vésperas do encerramento de mais uma Semana Farroupilha ainda deu tempo para o 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul (12º BPM) reunir cerca de 50 veteranos para uma confraternização, com direito à costelão assado por horas na churrasqueira.
— É duplamente prazeroso, pela homenagem aos reservistas e por estar participando das comemorações. A Brigada Militar é muito ligada às tradições, e graças ao bom Deus estamos voltando aos eventos — comemorou a 2º sargento da reserva, Miriam Rauber.
A programação dos Festejos Farroupilhas segue nesta segunda-feira (19), com o show de Luísa Cavalheiro, às 20h. Às 21h30min tem Os Monarcas e baile, a partir das 23h, com o Grupo Chimarrão. As apresentações ocorrem no palco 1 e os ingressos para acesso aos parque custam R$ 10.
Cavalgada, Missa Crioula e desfile fecham a programação
O encerramento dos Festejos Farroupilhas começa cedo nesta terça-feira (20), com uma cavalgada que parte às 8h dos Pavilhões da Festa da Uva com destino à Praça Dante Alighieri. Os cavalarianos passam pela Avenida Rubem Bento Alves e ruas Pio XII, Moreira César e Sinimbu. Em frente à Catedral Diocesana, cerca de 150 tradicionalistas recebem uma benção e fazem o caminho de volta. De acordo com a organização, o retorno será feito pela Avenida Júlio de Castilhos e passará em frente ao Hospital Pompéia e o Lar da Velhice São Francisco de Assis, pela Rua Antônio Pierucini, no bairro Marechal Floriano. A Secretaria de Trânsito acompanha a cavalgada, com batedores, e a Codeca fará a limpeza ao final do passeio. Em caso de chuva, a cavalgada será cancelada.
Outra atração que será cancelada em caso de tempo chuvoso será a Parada Artística e Desfile, cuja previsão de início é às 14h, na Sinimbu, e que deve contar com 15 entidades tradicionalistas. Nos Pavilhões da Festa da Uva, a Missa Crioula inicia às 10h30min, no palco 1, local que também recebe um tributo a Gildo de Freitas e o Festival de Trovas, às 15h, e espetáculo com Thiago Reder, às 17h. Os Festejos Farroupilhas encerram a programação com um baile à moda antiga, animado pelo Grupo Manancial.