Centenas de estudantes do Ensino Fundamental de Caxias do Sul foram tirados da sala de aula entre o final da manhã e o início da tarde desta quinta-feira (1º) por um bom motivo. Perfilados na entrada da biblioteca da Escola Municipal Mansueto Serafini Filho, os adolescentes, com idade a partir dos 12 anos, tiveram o quadro vacinal revisado e atualizado por enfermeiras da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pioneiro.
O mesmo ocorreu mais cedo, na Escola Estadual Theodosio Rocha Neto, onde a ação foi realizada pela UBS São José. O movimento faz parte da campanha de multivacinação, que atualiza o calendário de vacinas do HPV, meningo C e meningo ACWY (ambas contra a meningite) e antitetânica.
Nesta sexta-feira (2) é a vez da Escola Municipal Papa João XXIII receber as enfermeiras da UBS Salgado Filho para a aplicação de vacinas contra covid-19 e Influenza/gripe. A campanha é direcionada para jovens a partir de 12 anos, munidos da autorização dos pais e da caderneta de vacinação.
Sem restrições à quantidade de aplicações realizadas, foi grande o número de jovens que precisou estender os dois braços para mais de um tipo de vacina nesta quinta-feira. Como o aluno do 7º ano, Marco Antônio Missevski, 12 anos, que recebeu imunizantes contra a meningite e o HPV.
— É importante, faz bem para a saúde. Já tirei sangue, já fiz várias vacinas — disse o garoto, ao se despedir das enfermeiras.
Para a diretora da Mansueto Serafini Filho, Glaucia Paim Honorato, a aproximação das UBSs com a escola é importante para auxiliar as famílias a não perderem os prazos para a vacinação.
— A UBS nos mandou o termo, enviamos na segunda-feira e as famílias aderiram ao movimento enviando as autorizações — contou Glaucia.
O movimento de vacinação nas escolas também ocorre em instituições de Educação Infantil, onde a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encaminha agentes de UBSs para conferir as cadernetas de vacinação das crianças, mas sem aplicar as doses. Nesta sexta-feira, profissionais da UBS Eldorado visitam a escola de Educação Infantil Geny Adélia Dalle Molle.
Nesta semana, o governo do Estado convidou os municípios a oferecer a vacina contra poliomielite dentro das instituições de ensino com a autorização dos pais e responsáveis. Até a publicação desta matéria, Caxias do Sul ainda não havia definido uma ação para aplicação da gotinha em crianças de um a quatro anos.