Está aberta, oficialmente, a Semana da Pátria deste ano em Caxias do Sul. A cerimônia ocorreu, nesta quinta-feira (1º), na Praça Dante Alighieri e reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da comunidade. Na ocasião, houve o hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira, homenageando representantes da Educação no município.
A bandeira do Brasil foi hasteada pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB), a do Rio Grande do Sul pela presidente da Câmara de Vereadores, Denise Pessôa (PT), e a de Caxias pela diretora do Fórum da cidade, a juíza Joseline Mirele Pison de Vargas. O tema da edição 2022 é alusivo aos 200 anos de independência do país, com o lema "Bicentenário da Independência do Brasil".
— Que hoje a gente possa iniciar uma Semana da Pátria com um sentimento fervoroso de defesa dessa liberdade. Que todos nós possamos exaltar o sentimento de patriotismo, de civismo, de respeito a todos os que pensam diferente de nós. Mas que a gente tenha em mente que a liberdade é uma coisa tão cara, que não podemos perder de vista, e por motivo nenhum abrir mão dela — disse o prefeito em pronunciamento.
O fogo simbólico da Pira da Pátria veio de Porto Alegre e foi conduzido pela Liga de Defesa Nacional, sob os cuidados do Grupo Escoteiro Baden Powell, desde 19 de agosto. O acendimento foi feito pela pedagoga e professora da rede municipal, Joelma Couto Rosa, pela aluna e esportista da Escola Estadual Especial João Prataviera, Júlia de Souza Ferraz, e pelo professor de Educação Física, Sérgio José Sartor.