Servidores do município de Caxias do Sul iniciaram pouco depois das 10h desta quinta-feira (18) uma manifestação em frente ao Centro Administrativo Municipal. Desde as 9h, eles se concentram na área coberta do largo da prefeitura, pela Rua Alfredo Chaves, em ato que foi aprovado em assembleia do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias (Sindiserv). A classe reivindica, principalmente, a reposição da inflação no salário dos servidores. Por volta das 10h30min, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, falou com os manifestantes, reforçando as reivindicações que serão levadas à prefeitura em uma reunião prevista para ocorrer às 11h.
A prefeitura confirmou que participarão do encontro o prefeito Adilo Didomenico, o Chefe de Gabinete Cristiano Becker da Silva e a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Daniela Reis.
O sindicato também reivindica melhores condições de trabalho (materiais e insumos na saúde, por exemplo) e nomeação de profissionais, na saúde, segurança e educação, porque, segundo a presidente da entidade, a falta de gente dificulta a prestação de um serviço público de qualidade.
Nesta quinta, os serviços públicos de Caxias são impactados em função da paralisação dos servidores: 40% dos serviços essenciais serão mantidos para não desassistir os caxienses. De acordo com Silvana, as escolas já organizaram a recuperação do dia sem aula, informado em cada comunidade escolar. Entre paralisações completas e parciais, apenas três escolas não terão as atividades impactadas: EMEF Luiz Antunes, EMEF Luiza Morelli e EMEF Professora Arlinda Lauer Manfro. As demais estão em regime parcial.