A população de Caxias do Sul deve ficar atenta aos impactos que os serviços públicos terão com a paralisação prevista para esta quinta-feira (18). Segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias (Sindiserv), 40% dos serviços essenciais serão mantidos para não desassistir os caxienses.
De acordo com a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, as escolas já organizaram a recuperação do dia sem aula, informado em cada comunidade escolar. Entre paralisações completas e parciais, apenas três escolas não terão as atividades impactadas: EMEF Luiz Antunes, EMEF Luiza Morelli e EMEF Professora Arlinda Lauer Manfro.
Silvana reconhece que a população sentirá os impactos, mas avalia necessária a paralisação. A parada é motivada por diversas reivindicações defendidas pelos servidores, que a aprovaram no último dia 13:
— A principal questão é a não realização do repasse inflacionário. Nós também queremos melhores condições de trabalho, a nomeação de profissionais porque temos muita falta em diversas áreas e isso dificulta a prestação de um serviço público de qualidade.
Dois atos, previstos para as 10h e 15h, serão feitos em frente à prefeitura. Uma ação na Praça Dante Alighieri também está prevista para as 17h. O Sindiserv deve se reunir com o prefeito Adiló Didomenico, às 11h, no Centro Administrativo.