Com a proposta de desafogar o trânsito, melhorar a circulação do transporte coletivo e permitir investimentos em drenagem, a prefeitura de Caxias do Sul planeja uma série de investimentos, a longo prazo, para qualificar a infraestrutura da mobilidade de veículos e pedestres.
Previsto na revisão do Plano Diretor, realizado no ano passado, um pacote de melhorias é organizado pelas secretarias municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Planejamento e Obras e buscará melhorar a trafegabilidade na cidade, que chegou, em julho deste ano, a ter 328 mil veículos em circulação — uma média de 1,5 caxiense por veículo, segundo levantamento do Detran.
O pacote de investimentos inclui a implantação de binários, ampliação de ruas e investimento na construção de viadutos (leia mais abaixo). Ambas as melhorias tem aval de viabilidade dos técnicos da prefeitura. Entretanto, os investimentos começarão a ganhar força a partir da contratação de uma empresa para a elaboração dos projetos executivos destas obras — o que ainda não tem previsão para ocorrer, mas é considerada prioridade pela administração municipal.
Esse estudo contemplará a realização de levantamentos topográficos, quantificação dos serviços e orçamento, entre outros documentos. Em média, após contratada, a realização de estudos leva um ano. Esse meio de contratação foi o mesmo utilizado para a elaboração do projeto executivo do Aeroporto de Vila Oliva, que está sendo realizado por um escritório de Santa Catarina. Neste caso, o prazo para apresentação era de um ano, mas que deve ser encurtado em até 10 meses.
De acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willembring, a partir desta definição, a empresa vencedora do certame poderá realizar os projetos e levantamentos para que a prefeitura de Caxias do Sul possa pleitear recursos federais e financiamentos para a realização desses investimentos em mobilidade.
Ainda segundo Willembring, as obras de trânsito foram elencadas como prioridade para os próximos anos porque são consideradas essenciais para melhorar o trânsito na cidade. Além disso, as ações contemplarão a revisão da parte subterrânea, necessária para o escoamento da água da chuva para evitar alagamentos.
— Tendo o projeto em mãos, podemos buscar os recursos necessários. Há previsão de investimentos por parte do governo federal para obras de mobilidade e também de saneamento. Quando a gente mexe em uma obra de trânsito é para verificar tudo. Existem galerias de drenagem muito antigas, que não suportam mais e a chuva pede capacidade de impermeabilidade — avalia.
Somente após a realização do projeto executivo é que a prefeitura saberá quanto cada uma dessas obras custarão aos cofres públicos. Willembring prefere não estimar o valor, uma vez que o preço do aço e do asfalto, por exemplo, sofrem mudanças constantes.
Obras previstas pela prefeitura para melhorar a mobilidade
As obras nessas vias, segundo a prefeitura, são necessárias para desafogar o trânsito e permitir melhorias de infraestrutura. Elas foram elencadas como prioridade para os próximos anos. Entretanto, não há prazo e nem estimativa de valores necessários.
:: Ampliação da Rua Marechal Floriano
O projeto que prevê a ampliação da Rua Marechal Floriano é um dos investimentos menos onerosos e mais rápidos de serem feitos, segundo o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias, Alfonso Willembring. Atualmente, a via termina no cruzamento com a Rua Jacinto Madalozzo, mas o plano da prefeitura é ligar a Marechal Floriano com a Visconde de Pelotas, na esquina com a Rua Duque de Caxias, próximo ao entroncamento com a Moreira César, também no Pio X.
Para essa obra, são necessárias desapropriações de áreas localizadas no trecho, em terrenos que ficam hoje atrás de um supermercado e do prédio que concentra as atividades da secretaria de Trânsito.
— A extensão da Marechal Floriano não prevê grandes projetos, mas algumas desapropriações. É uma obra mais simples de fazer, tanto no custo dela como no prazo de entrega — avalia o secretário.
Ainda de acordo com Willembring, esse investimento é voltado para agilizar a circulação do transporte coletivo no eixo norte-sul, que usa atualmente a Marechal Floriano, mas acaba sendo desviada pela Jacinto Madalozzo para a Visconde de Pelotas, em um cruzamento próximo ao prédio do INSS.
Os ônibus que usam essa via são as linhas coletoras, que ligam as perimetrais Norte e Sul, e também que seguem em direção aos bairros no entorno dos pavilhões da Festa da Uva. Com a obra, além de desafogar a Visconde de Pelotas, o tempo de deslocamento dos coletivos será reduzido.
:: Implantação de binário na Matteo Gianella
Outra ação planejada é a implantação de um binário na Rua Matteo Gianella, entre as ruas Cristóforo Randon e a Feijó Júnior, no bairro Pio X. Segundo o estudo inicial da secretaria de Trânsito, a circulação na Matteo Gianella será destinada exclusivamente para os motoristas que seguem em direção ao bairro São Pelegrino. Atualmente, ela opera nos dois sentidos.
Com essa mudança, o trânsito no sentido contrário, para quem trafega em direção à Casa de Pedra, será desviado para a Rua Maximiliano Meleti que, ao mesmo tempo, será ligada com a Coronel Flores. A Maximiliano Meleti é uma pequena via, de 20 metros de extensão, próxima à Rua Campos dos Bugres, atrás da Igreja São Pio X.
Atualmente, a rua não é utilizada para o tráfego de veículos porque está no meio de outras propriedades, que também serão desapropriadas para a futura implantação desse binário.
Esse investimento, segundo o secretário, busca permitir que os motoristas que utilizam a Coronel Flores possam seguir em direção ao bairro Santa Catarina sem precisar passar pela Matteo Gianella, que, na avaliação do secretário, apresenta congestionamento em diferentes horários do dia.
— O motorista que está hoje na Os Dezoito do Forte, por exemplo, pega a direita e segue na Coronel Flores. Passa a Sinimbu, Júlio de Castilhos, Pinheiro Machado, Bento Gonçalves e termina na Ernesto Alves. Para quem quer ir em direção ao bairro Santa Catarina, se obriga a dobrar à esquerda na Ernesto e usar a Matteo Gianella em duas mãos, que já está congestionada. Se a gente faz a Matteo, desde lá debaixo (cruzamento com a Cristóforo Randon) só subindo e uma nova via que só desce, todo esse trecho de congestionamento é eliminado — exemplifica Willembring.
Futuramente, com a implantação do binário, o secretário reconhece que poderá ser criado um ponto de conflito na sinaleira da Cristóforo Randon, o que vem sendo estudado para amenizar o impacto.
:: Binário e elevada na Avenida São Leopoldo
Além de binários, implantação e ampliação de ruas, o pacote de obras previsto pela prefeitura de Caxias do Sul inclui também a construção de elevadas. É o caso da Avenida São Leopoldo, que se tornará mão única, onde também haverá a implantação de um binário, com a construção de um viaduto na região, próximo ao cruzamento com a Sarmento Leite, onde fica localizado um posto de combustíveis.
O planejamento prevê a abertura de uma nova rua paralela à Avenida São Leopoldo, com duas faixas. Isso permitiria transformar um dos principais acessos à zona sul da cidade em mão única, com sentido bairro-centro. O sentido contrário, pelo projeto, seria escoado pela via a ser construída.
Para dar acesso aos veículos que se deslocam da zona sul ao centro está prevista a construção de um viaduto ligando a Avenida São Leopoldo ao início da Rua Marechal Floriano. Dessa forma, motoristas que se deslocam pela Rua Garibaldi passariam embaixo da estrutura para seguir em direção à Perimetral Sul, pela Rua Pedro Raimondi.
Nos últimos anos, a prefeitura decretou algumas áreas no entorno como utilidade pública a fim de agilizar as desapropriações. Além de melhorar o fluxo entre o centro e a zona sul, o projeto também leva em conta a troncalização do transporte coletivo do eixo norte-sul, com implantação de corredores de ônibus e estações de integração.
Um dos ganhos com a obra, segundo a prefeitura, é realizar melhorias na drenagem do bairro São Leopoldo.
Outros investimentos
:: Além das ações acima, o mesmo pacote prevê a implantação de binário na Rua Mário Lopes, no bairro Santa Fé, que possui uma faixa para cada um dos sentidos e é utilizada por diferentes linhas do transporte coletivo na zona norte de Caxias do Sul.
:: Outras duas ações previstas são na BR-116: construção de elevada no entroncamento com a Perimetral Norte e outra na Encruzilhada de Ana Rech. Ambas buscam resolver os engarrafamentos na região, principalmente no final da tarde.