Dois motoristas relataram nesta semana problemas com a utilização de parquímetros em ruas de Caxias do Sul. Em, ao menos, três equipamentos, os condutores inseriram as moedas para o pagamento da tarifa de utilização das vagas de estacionamento, mas o parquímetro não emitiu o bilhete que confirma a regularização da ocupação do espaço na via. Desta forma, sem o ticket para colocar no visor do veículo, acabam ficando vulneráveis a multas de trânsito.
A professora Andressa Mascarello, 42 anos, contou que estacionou o veículo em uma vaga na Rua Moreira César entre as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado por volta das 11h desta terça-feira (9). Ela se dirigiu até o parquímetro mais próximo, inseriu R$ 1,75 para o pagamento, mas a máquina não emitiu o bilhete. As moedas também não foram devolvidas.
Diante disso, ela procurou ajuda no contato de telefone disponibilizado pela empresa Rek Parking, responsável pelo estacionamento rotativo em Caxias, onde foi informada que deveria procurar outro parquímetro para pagar a tarifa:
— Liguei no 0800 da empresa para informar que meu carro estava estacionado e que eu tentei fazer o pagamento. Fui informada que eu deveria aguardar até um profissional ir até o local para retirar as moedas ou que eu deveria procurar outro parquímetro. Se não fizesse isso, eu poderia ser multada. Estava chovendo muito e eu tinha consulta marcada. A reclamação não é pelo dinheiro, mas pelo descaso e pela possibilidade de ser multada por um erro que não é meu — relata.
No visor do equipamento, de acordo com o relato dela, é informada uma mensagem de “erro” e o parquímetro não responde a nenhum outro comando. Ainda segundo Andressa, após alguns minutos, o equipamento volta a funcionar, mas ainda sem emitir o ticket. Por isso, mais motoristas acabam enfrentando o problema porque acreditam que o parquímetro está operando normalmente e inserem novamente as moedas, mas sem o retorno do bilhete.
Sem ter o problema solucionado e para não arriscar ser multada por uso indevido do estacionamento na rua, Andressa optou por deixar o veículo em um estacionamento privado.
— Enfrentei esse problema há algum tempo atrás também. Por isso que eu vou pouco para o Centro porque sempre me incomodo. E colocar sempre em estacionamento privado acaba ficando muito caro — afirma.
O aposentado Claudemir Arus, 62 anos, também enfrentou problemas com parquímetros nesta segunda (8) e terça (9). Ele e Andressa se conheceram durante a espera para a resolução do problema.
Além deste equipamento na Moreira César entre a Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, ele também ficou sem o ticket de estacionamento após inserir as moedas em parquímetros localizados na Moreira entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Pinheiro Machado e também outro localizado na Avenida Júlio de Castilhos quase na esquina com a Moreira César.
— Na primeira vez, deixei por isso mesmo porque tinha compromisso. No mesmo dia, em outro local, a mesma coisa. Engole a moeda, tranca, não funciona e não devolve o ticket. A gente faz contato com a empresa, mas não resolve. Encontrei uma senhora de Gramado também que estava sem saber o que fazer — relata.
A reportagem testou, na tarde desta quarta-feira (10), o parquimetro localizado na Rua Moreira César, entre as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, que estava operando normalmente.
O que diz a empresa
Por meio de nota, a empresa Rek Parking, responsável pelo estacionamento rotativo em Caxias do Sul, informou que está realizando a troca dos parquímetros antigos por máquinas mais modernas. O investimento, segundo a concessionária, busca minimizar problemas que possam ocorrer com o equipamento.
No entanto, a Rek Parking reconhece que, eventualmente, os parquímetros ainda podem apresentar mau funcionamento, principalmente em dias chuvosos, quando a umidade pode “trancar” o papel, fazendo com que ele não seja emitido.
A orientação da empresa é que, quando identificado um erro no parquímetro, um técnico seja deslocado imediatamente até o local. Casos mais simples, segundo a concessionária, o conserto pode levar poucos minutos. Naqueles que requerem troca de peça, o reparo pode levar mais tempo.
A empresa orienta que, caso o usuário encontre alguma dificuldade com o equipamento, seja mau funcionamento ou ajuda para operar, pode entrar em contato com o telefone 0800 644 1690.