Depois de ao menos seis anos de mobilizações intensas, inclusive em Brasília, a comunidade dos Campos de Cima da Serra finalmente pode conferir o trabalho das máquinas na conclusão da BR-285, em São José dos Ausentes. As obras iniciaram na última quarta-feira (3) e vão completar o trajeto de 8,87 quilômetros ainda pendentes no trecho gaúcho da rodovia.
As intervenções no terreno ocorrem após um ano de revisão dos projetos realizado pelo Consórcio Planaterra/Traçado/Iguatemi. O grupo de empresas também será responsável pela execução da obra. A empresa foi selecionada via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a uma única empresa realizar projeto e obra.
Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as equipes iniciaram o trabalho com a abertura de um caminho de serviço para a construção de um dos dois pontilhões para travessia de animais, no km 51. Além da pavimentação, o projeto prevê ainda uma ponte de 400,4 metros de extensão sobre o Rio das Antas e duas intercessões em acessos.
O investimento era uma reivindicação antiga porque, uma vez concluída, a BR-285 irá se tornar uma artéria de escoamento de produtos da região, se conectando à BR-101, em Araranguá (SC). O lado catarinense, conhecido como Serra da Rocinha, no município de Timbé do Sul, está em fase de finalização das obras.
De acordo com Jaziel de Aguiar Pereira, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bom Jesus e responsável por um grupo de mobilização da comunidade em torno no assunto, a conclusão da estrada também tem potencial de atrair mais visitantes para a região.
— É igual imaginar Caxias sem a BR-116. Uma rodovia é o oxigênio de uma cidade. A BR-285 é nossa coluna vertebral. Hoje, é como se vivêssemos em uma rua sem saída. Os produtores de maçã hoje mandam os produtos para o porto de Rio Grande, que são 600 quilômetros, ou para o porto de Itajaí, que também é longe. Agora, vai ter acesso ao porto de Imbituba. Se o Porto de Arroio do Sal se concretizar, vai ser mais perto. Quem mora na região de Passo Fundo e for à praia, a tendência de parar em Vacaria ou São José dos Ausentes para fazer refeição ou dormir é enorme — aponta.
Segundo o Dnit, a conclusão dos oito quilômetros está orçada em R$ 72 milhões e prazo de execução é de cerca de dois anos e meio. Na época da assinatura de contrato, em julho do ano passado, a obra já contava com R$ 12 milhões reservados via emendas parlamentares. A estimativa de líderes dos Campos de Cima da Serra é de que atualmente já existam cerca de R$ 30 milhões empenhados. O Dnit não revela o montante disponível e disse apenas que "os trabalhos serão realizados conforme a disponibilidade orçamentária".
Histórico
Além de ajudar a escoar a produção do Estado quando estiver concluída, a BR-285 vai formar um corredor estratégico, cruzando todo o Rio Grande do Sul. Em São Borja, na fronteira oeste, a rodovia dá acesso a estradas argentinas e chilenas, permitindo uma ligação rodoviária entre o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o porto de Antofagasta, no Chile.
A última inauguração de um trecho pavimentado da BR-285 na Serra ocorreu em 2010, quando foi entregue o acesso a São José dos Ausentes. De lá para cá, problemas com licenciamento ambiental e desistência da empreiteira responsável pela obra, além da falta de recursos, impediram o andamento do projeto. O resultado foi a falta dos quase nove quilômetros de asfalto, que mobiliza a comunidade desde 2016, para que seja solucionada.