Moradores dos Campos de Cima da Serra já podem iniciar a contagem regressiva para uma dos investimentos em infraestrutura mais aguardados na região. Na última quarta-feira (14), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinou a ordem de início para a conclusão da BR-285, entre São José dos Ausentes e a divisa com Santa Catarina. A empresa Planaterra - Terraplenagem e Pavimentação Ltda já havia sido contratada ainda no fim de 2020, mas ainda havia trâmites pendentes para o início do trabalho.
A última inauguração de um trecho pavimentado da BR-285 na Serra ocorreu em 2010, quando foi entregue o acesso a São José dos Ausentes. De lá para cá, problemas com licenciamento ambiental e desistência da empreiteira responsável pela obra, além da falta de recursos impediram o andamento do projeto. O resultado, foi uma pendência de apenas 8,87 quilômetros que mobiliza a comunidade desde 2016 para que seja solucionada.
Além da pavimentação, o projeto prevê a construção de dois acessos, dois viadutos de passagem para a fauna e uma ponte com 400 metros de comprimento e 60 metros de altura sobre o Rio das Antas. As máquinas, contudo, não ficarão imediatamente visíveis para quem circular pela região. Isso porque o trabalho será realizado via Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite que a mesma empresa faça os projetos e as obras. Pelo modelo de licitação tradicional, primeiro é preciso contratar os projetos para então licitar a construção.
De acordo com o engenheiro da unidade do Dnit em Vacaria, Daniel Bencke, o contrato é de dois anos e meio, sendo o primeiro ano destinado aos projetos. Os estudos já começaram.
— O projeto vai determinar tudo. Nada impede de começar a obra antes (se os levantamentos forem antecipados) — explica.
As obras estão orçadas em cerca de R$ 72 milhões, dos quais R$ 12 milhões já estão reservados via emendas parlamentares. Quando estiver concluída, a BR-285 vai formar um corredor estratégico, cruzando todo o Rio Grande do Sul. Em São Borja, na fronteira oeste, a rodovia dá acesso a estradas argentinas e chilenas, permitindo uma ligação rodoviária entre o porto de Imbituba, em Santa Catarina, e o porto de Antofagasta, no Chile. O lado catarinense da estrada está em fase final de construção na Serra da Rocinha, no município de Timbé do Sul. Dos 22 quilômetros em obras, oito foram liberados ao trânsito em outubro de 2020.