A prefeitura de Vacaria deve lançar, até a próxima semana, o edital para ampliação da Farmácia Municipal. A expectativa é de que o espaço, que funciona no prédio do Centro Médico Municipal, seja ampliado em 240 metros quadrados, em uma obra estimada em R$ 780 mil.
A Farmácia Municipal concentra toda a demanda de medicações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade. Segundo a prefeitura, trata-se de uma estrutura de 25 anos e que não acompanhou o crescimento da população do município. A ideia é que os usuários possam ter mais conforto e um sistema modernizado à disposição.
— Nossa farmácia é uma sala pequena, não tem cadeira para as pessoas ficarem esperando sentadas. Às vezes, quando tem muita gente, as pessoas fazem fila e ficam do lado de fora — diz o secretário de saúde de Vacaria, Silvandro Porto da Fonseca.
Com a reforma, a farmácia deve ganhar cerca de 60 assentos e guichês mais modernos. Além da ampliação de 240 metros quadrados, haverá reforma interna em 150 metros quadrados no prédio já existente. A área do Departamento de Auditoria, Controle e Avaliação (Daca) também será melhorada.
A previsão é de que a entrega das melhorias ocorra em até seis meses, a partir da definição da empresa. Enquanto as obras ocorrem, a prefeitura irá locar uma sala, na mesma rua, onde a população será atendida de forma provisória.
Outra obra relacionada à saúde do município dos Campos de Cima da Serra é a nova sede do Samu, a qual terá edital lançado em breve, segundo o titular da pasta. O projeto está em andamento, pois a ideia é de que o serviço ganhe um espaço próprio — hoje, o funcionamento é junto a UPA.