Após 16 dias, a Festa Colonial de Canela chega ao fim com um sentimento positivo, encerrando neste domingo (31) também a temporada de inverno do município. A organização celebra os resultados finais, que devem ser publicados oficialmente na segunda (1º), e o novo espaço que a festa da Região das Hortênsias foi realizada. Neste ano, o evento ocorreu na Praça João Corrêa, no centro do município. A organização avalia que a mudança de local ajudou a atrair mais visitantes — principalmente turistas.
— O local anterior não era muito visível, então pudemos observar um crescimento muito grande de turistas na festa, além do público canelense que já participava — afirma a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Canela, Ana Carolina Benetti.
Ana Carolina explica que a praça é o principal caminho para a Catedral de Pedra, o que chama atenção de quem vai ao ponto turístico. Dessa forma, a intenção é manter o espaço para as próximas edições da Festa Colonial de Canela.
Na festa, todos os produtos comercializados são de responsabilidade dos agricultores do município. Em 2022, visitantes puderam aproveitar embutidos, bolinhos de batata e aipim, pastéis de massa caseira, geleias, bebidas tradicionais como cachaça e chopp, além de pães e cucas fresquinhos, feitos em fornos de barro — construídos para o evento. A Festa Colonial também ofereceu quase uma centena de shows artísticos, sempre com entrada gratuita.
Até o dia 26, a organização havia anunciado que os visitantes consumiram 400 litros de cachaça e mais de 3 mil litros de chopp. Além disso, cinco toneladas do legumes foram usadas para fabricar milhares de bolinhos, como 10 mil bolinhos de aipim e mais de dois mil pastéis. Os embutidos também estavam com grande aprovação, sendo que, até então, foram vendidos mais de 800 quilos de salame e linguiça e mais de 400 quilos de queijo. Assim como outras festas da região, o evento viveu ano de retomada, já que não foi realizado por conta da pandemia.
— A Temporada de Inverno, juntamente com a Festa Colonial, nos surpreendeu em todos os aspectos, principalmente em relação ao grande público que compareceu. Nosso objetivo é proporcionar aos visitantes e comunidade atrações de qualidade, que empolguem e divirtam, além de girar a economia — declarou a secretária de Turismo e Cultura de Canela, Carla Reis.
A próxima edição da Festa Colonial de Canela deve acontecer entre 14 e 30 de julho de 2023, novamente encerrando a Temporada de Inverno da cidade, que inicia em 16 de junho. A corte de rainha e princesas do ano que vem, inclusive, já está definida. Tainara Oliveira é a nova rainha e sua corte será composta por Gabriela Poletti, Larissa Machado e Vitoria Rodrigues.