CORREÇÃO: O nome da menina socorrida em um incêndio no bairro Pioneiro, em Caxias, é Alicia e não Alice, como publicado. A informação permaneceu publicada das 11h34min do dia 18/07 até 21h13min de 19/07. O texto já foi corrigido.
Uma menina de dois anos foi salva pelos Bombeiros após a casa da avó, onde estava, na Rua Vitório Andreazza, no bairro Pioneiro, em Caxias do Sul, sofrer com um incêndio na manhã desta segunda-feira (18). Os Bombeiros foram acionados por volta das 10h. Após ser retirada da casa pela equipe de resgate, Alicia Valentina Paim de Paula, que estava inconsciente, foi reanimada pela equipe do Samu ainda no local. Depois, foi encaminhada para atendimento no Hospital Geral (HG).
Ela foi levada pro hospital já consciente, segundo os bombeiros. Ainda não há informações atualizadas sobre seu estado de saúde.
— Quando chegamos, realizamos uma varredura na casa, encontramos a menina em poucos minutos. Fizemos as primeiras manobras de reanimação e, pelas informações que temos, ela acordou e passa bem — afirmou o sargento David Busnello, que coordenou a equipe de bombeiros na operação.
Ele relata que foram 40 minutos desde que a menina foi retirada da casa até ser reanimada. O salvamento comoveu as equipes que atuavam no local:
— Quando tem criança, a gente acaba se abalando um pouco, alguns colegas e eu temos filhos também. A parte do fogo foi tranquila, a emoção maior foi ela ter voltado à consciência.
Segundo ele, o fogo consumiu principalmente um dos quartos da casa e um corredor. As causas serão confirmadas somente após resultados periciais.
Conforme informações de familiares e vizinhos, a casa pertence à avó de Alicia, que estava costurando em outro cômodo no momento em que o fogo começou. Ela teria ido verificar se a menina ainda dormia, na sala, quando se deparou com a fumaça no corredor, que saía de um dos quartos.
— O fogo começou depois de um curto circuito. A fumaça se espalhou rapidamente, estava muito forte, não consegui enxergar nada — afirmou o tio de Alicia, Alisson Paim, que também estava em casa no momento do incêndio e, assim como a avó da menina, não se feriu.