A Universidade de Caxias do Sul (UCS) inaugura nesta segunda-feira (4) o Centro de Coletas de Células-Tronco. A cerimônia ocorre às 14h no Salão de Atos da reitoria e terá ciclo de palestras sobre medicina regenerativa. A iniciativa busca tornar a instituição uma propulsora no armazenamento e uso da terapia celular para o tratamento de doenças na região.
As células-tronco têm o potencial de renovar tecidos danificados e podem auxiliar no tratamento de doenças como câncer, lesão da medula espinhal, doenças genéticas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), mal de Parkinson, mal de Alzheimer, além de doenças degenerativas de músculos e cartilagens e cardíacas.
O centro irá fazer a coleta de qualquer pessoa interessada para uso posterior no tratamento de alguma doença ou para regeneração de algum tecido. A retirada poderá ser feita tanto do palato (mucosa) quanto do tecido subcutâneo do abdome — fica a critério do paciente. As células podem ser mantidas ao longo de toda a vida da pessoa e retiradas quando existir a necessidade de reutilização.
O centro ficará dividido em dois blocos do campus-sede. A coleta de células do palato será feita no Centro Odontológico, no Bloco S, e a coleta do subcutâneo no Centro Clínico, no Bloco 15. A partir da inauguração do centro, interessados já poderão procurar o serviço, que terá custo de R$ 6 mil para a coleta e R$ 890 por ano para o armazenamento — valor a partir do segundo ano para a manutenção do armazenamento. O processo precisará ser agendado e irá envolver, antes da coleta, pré-cadastro, assinatura de contrato e exame clínico.
Confira a programação
Cerimônia de abertura: 14h
Ciclo de palestras sobre Medicina Regenerativa com Células-Tronco: 15h30min, com medição do vice-reitor, Asdrubal Falavigna.
- Palestra I
Tema: Regenerative Center Park (RC - Biopark)
Palestrantes: José Mauro Cunha Pereira e Rodrigo Benelli Canal - Palestra II
Tema: Células-Tronco — Oportunidades e Alianças R.CRIO
Palestrante: Walker Jeveaux - Palestra III
Tema: Evidências no Uso Clínico de Ortobiológicos
Palestrante: Edilson Machado
O QUE SÃO CÉLULAS-TRONCO
- As células-tronco são tipos de células que podem se diferenciar em células com funções muito especializadas, constituindo diferentes tipos de tecidos do corpo. Em termos práticos, são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças.
- Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico. Essas células conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características e diferenciar-se, ou seja, transformar-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos.
- Conforme o vice-reitor, as células podem ser retiradas e armazenadas para, quando necessário, serem utilizadas na promoção do diagnóstico, testagem de drogas ou para ser realizado um tratamento efetivo, preciso e personalizado de doenças futuras. As células-tronco têm papel crucial na reparação programada de funções perdidas.