O Mato Sartori e o Jardim Botânico, dois importantes espaços públicos de Caxias do Sul, receberam a comunidade neste sábado (4) para as atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente. Após dois anos sem realizar encontros presenciais, a programação deste ano foi organizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). As ações buscam atrair a comunidade para visitar esses espaços e também levar conhecimento sobre sustentabilidade.
No Jardim Botânico, espaço que completa três décadas neste ano, foram realizadas ações como campanha de descarte correto de resíduos, trilha ecológica, oficina sobre reaproveitamento integral de alimentos, apresentações artísticas, adoção de animais, além de distribuição de mudas.
Logo na entrada do parque também estava localizado uma estrutura do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com plantas, modelos didáticos e fotos, para mostrar temas como as relações da natureza e animais peçonhentos, flora da Serra gaúcha e a relação do ser humano com o meio ambiente.
Além de um passeio das famílias, a ação fez com que muitos animais também estivessem no parque, onde encontraram uma estrutura de apoio com ração e água. O Departamento de Proteção Animal (DPA) da Semma levou também cães do canil municipal para serem adotados. Pela manhã, logo que o evento começou, um dos animais disponíveis ganhou uma família.
À tarde, outros dois cães se juntaram ao espaço e estavam em busca de pessoas dispostas a cuidá-los e levá-los para casa. O canil municipal concentra, atualmente, cerca de 470 cães e gatos, que estão para adoção.
— Tem muita gente que não conhece ou tem uma imagem distorcida do canil municipal. Por isso, estar em atividades como essas são importantes para aproximar a comunidade e ver que eles estão bem cuidados. Porém, o lugar deles não é no canil, mas, sim, nos lares, com pessoas dispostas a cuidá-los e que podem dar uma melhor condição de vida — afirma o coordenador do DPA, Paulo Vinicius Bastiani.
Também pela manhã, o público que passou pelo local estava em busca de aproveitar o sábado de céu azul e sol forte para sair de casa. Foi o que fez a enfermeira Marjorie Aguiar, 32 anos, que estava acompanhada do esposo, Paulo, 32, e da filha Clara, de dois anos.
— Viemos para aproveitar o dia, pois tem um solzinho. A semana foi bem fria, com um tempo mais fechado. Aqui, como é um lugar bonito e um ambiente agradável, trouxemos a pequena para aproveitar um pouco. Somos frequentadores assíduos do Jardim Botânico e gostamos daqui por ser um ambiente aberto e bonito — conta.
À tarde, quando as apresentações musicais começaram no palco, mais gente passou pelo Jardim Botânico. As irmãs Giselle e Jessica Rasori, 29 e 31 anos, respectivamente, também estiveram no parque e aproveitaram as atividades da Semana do Meio Ambiente.
Naturais do Amazonas, Jessica está em Caxias há dois anos, enquanto Giselle chegou com os filhos Arabella, um ano, e Daniel, dois anos, há dois meses. Além de se acostumarem com as baixas temperaturas, elas também gostam de frequentar os espaços públicos.
— É muito frio, tem que colocar bastante roupa e levar estufinha em todos os lugares que a gente puder (risos). É difícil se acostumar porque, onde a gente morava, a temperatura mínima era 24ºC. Viemos aqui passear, eu sabia da programação (da Semana do Meio Ambiente) porque estudo na UCS, e estamos aqui para aproveitar — conta Giselle, que é estudante de Direito.
Secretário ensina a fazer sabão ecológico
Também pela manhã, desta vez no Mato Sartori, 40 pessoas aprenderam a fabricar sabão ecológico, que permite a reutilização do óleo de cozinha usado. A receita foi ensinada pelo titular da Semma, João Osório Martins, que foi secretário da primeira Semana do Meio Ambiente de Caxias há 24 anos.
Engenheiro químico de formação, ele estava acompanhado da filha, Patricia Braz Martins, que também se formou engenheira química, e da neta, Caroline Martins Alves. Na prática, foram três gerações da família envolvidas com o tema. Durante a ação, o secretário assumiu o papel de oficineiro, dando as instruções, enquanto as duas eram responsáveis por colocar a mão na massa.
O prefeito Adiló Didomenico e a vice-prefeita Paula Ioris participaram da oficina e receberam do secretário do Meio Ambiente uma barra do sabão ecológico que ele produz há mais de 10 anos.
Receita do Sabão Ecológico
Ingredientes:
:: 4 quilogramas de sebo
:: 2 litros de óleo de cozinha usado
:: 3 litros de água
:: 1 quilograma de soda
:: 5 litros de álcool Essência
Modo de preparo:
Misturar a soda na água, após, colocar o álcool. Em uma vasilha separada, derreter o sebo. Com o sebo derretido, coloque o óleo e sobre esses e acrescente a mistura de álcool e soda. Agitar lentamente por 15 minutos. Após, aguardar esfriar por até 4h, cortar em barras e utilizar. A quantia rende aproximadamente 10 quilos ou cinco barras de 500 gramas.