Dezenas de pacientes finalmente foram examinados no primeiro Mutirão de Consultas Especializadas deste ano promovido pela prefeitura de Caxias do Sul. Os atendimentos deste sábado (4) aconteceram em cinco especialidades. A intenção da mobilização é reduzir a fila histórica de 40 mil pacientes aguardando. A expectativa era realizar 188 consultas, 18 pequenas cirurgias, seis exames de espirometria e 10 colocações de DIU.
Conforme Paula Gasperin, diretora técnica do Centro Especializado em Saúde (CES), o mutirão teve um movimento muito positivo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 150 atendimentos foram realizados, com índice de não comparecimento de 25%.
Planejada por agendamento, o movimento no Mutirão foi tranquilo, das 7h às 13h. Foram feitas consultas de neurologia, reumatologia, proctologia, dermatologia e gastroenterologia. A SMS não confirmou qual é a demanda em cada uma delas.
Alguns dos pacientes esperavam há três anos pelo atendimento. Era o caso de Antônio Carlos de Oliveira, 45 anos, morador do bairro Cidade Nova. Ele procurou uma consulta de dermatologia e foi encaminhado para realização de biópsia.
— É uma irritação na pele (do rosto), que quando faço a barba cresce e sangra. Estava passando um remédios caseiros, para controlar. Eu não tinha mais esperanças. Cobrei duas vezes pelo atendimento, depois larguei de mão. Só diziam que eu estava na fila e tinha que aguardar. Aí semana passada me telefonaram. Até levei um susto, mas que bom. Fazer uma consulta particular é muito caro — conta o assistente de gerente, que atualmente está desempregado.
História semelhante é contada pelo autônomo Sebastião Manoel dos Santos, 58. Ele procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Planalto e esperou mais de dois anos por esta consulta.
— Na época, me mandaram aguardar. Disseram que tinha muita gente na fila de espera, que tinham poucos médicos, então só restava esperar. Daí teve a pandemia (de coronavírus) e piorou. Já tinha esquecido, mas fiquei contente por finalmente resolver. Vou começar o tratamento — comemora.
De acordo com o CES, os resultados do Mutirão serão avaliados na próxima semana e a Secretaria Municipal irá decidir se serão feitas novas edições e possíveis datas. A equipe da secretaria informa que, caso tenha confirmado o agendamento para o mutirão e não tenha comparecido à consulta, o paciente perde a vez na fila.