Começa nesta quinta-feira (23) a tradicional festa de São João Batista, padroeiro de Nova Prata. Após deixar de ocorrer nos últimos dois anos em função das restrições impostas pela pandemia, a festividade volta a movimentar a cidade a partir das 15h. A programação segue até as 21h, no Largo da Prefeitura Municipal, com apresentações das escolas e concurso de quadrilhas juninas. Logo após, haverá atração musical.
Estão previstos três dias de comemorações. Quem passar pelo local, encontrará comidas típicas à venda, como pipoca, amendoim, bolo de fubá, maçã do amor, cachorro quente, pastel e quentão. Todo o dinheiro arrecadado nas barraquinhas será destinado a escolas e entidades municipais, que estarão fazendo o atendimento aos visitantes. Considerada uma das maiores da região, a projeção é receber, em média, cinco mil pessoas por dia.
— A expectativa está muito grande que a festa seja um sucesso, porque as pessoas estão sedentas deste encontro e desta alegria presente na festa junina, e também por ser uma festa muito tradicional aqui em Nova Prata — comentou a secretária municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Veridiana Valar Ciotta.
Na sexta-feira (24), feriado em Nova Prata, a programação da festa reservará um momento para que autistas e seus familiares possam frequentar o Largo da prefeitura com o mínimo de ruídos e estímulos sensoriais. A atividade ocorre das 15h às 16h, antes do início das apresentações. Para que haja o atendimento prioritário, a organização pede que os interessados estejam identificados com a carteira de identificação da pessoa com TEA (Ciptea), cordão do autismo ou cordão girassol.
A programação segue no sábado (25) com apresentação de quadrilhas. De acordo com a secretária, as comemorações serão realizadas mesmo em caso de tempo chuvoso, já que foi montada uma estrutura coberta.
História e religiosidade
A devoção em São João Batista, começou nos anos de 1889, por um homem chamado Silvério Antonio de Araújo, na região de Coroados, hoje Nova Prata. Ele era um homem de muitas terras, e em forma de doação cedeu um de seus terrenos para a construção de uma pequena igreja de madeira, na qual pediu para que fosse feita uma homenagem ao santo de sua devoção, São João Batista.
E em 25 de maio de 1893, a pequena igreja passou pelo processo de "Curato" (preparação para se tornar paróquia). Nesse período, a localidade de Coroados passou a chamar-se de "Capoeiras", e uma segunda igreja começou a ser construída. E somente em 8 de abril de 1921, a igreja de Capoeiras se tornou Paróquia de São João Batista do Herval. E no ano de 1924, o município é emancipado e passa a ser conhecido como Nova Prata.
A primeira igreja de madeira não existe mais, ela ficava localizada atrás da atual Igreja Matriz, que hoje abriga o prédio do Seminário Menor São José.
— É interessante olhar o lado religioso e festivo ao mesmo tempo, porque não dá para separar uma da outra e São João Batista ficou muito conhecido pelas "festas de São João". E aqui em Nova Prata, a religiosidade é muito atrelada as festividades, então, ao mesmo tempo que temos a celebração da missa, temos a festa na cidade. É uma integração entre festa e religiosidade — comentou o seminarista de Nova Prata, Cristian Fabiani.
Programação religiosa de 23 a 26 de junho:
- quinta-feira (23): Dia festivo de São João Batista Santa Missa Solene às 18h na Igreja Matriz;
- Sexta-feira (24): Santa Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus às 18h na Igreja Matriz;
- Sábado (25): Jantar dançante no Salão Paroquial às 19h30min, animado pelo Grupo Sistema Antigo, com sopa de agnolini, carne lessa, macarrão, maionese, linguiça, galeto, churrasco, pão e saladas;
- Domingo (26): Almoço festivo no Salão Paroquial às 12h, com sopa de agnolini, carne lessa, macarrão, maionese, linguiça, galeto, churrasco, pão e saladas.
Os ingressos para o jantar dançante e o almoço festivo, podem ser adquiridos em compra direta na secretaria da Paróquia. O telefone para contato é o (54) 3242-1477.