O Conselho Municipal de Saúde de Caxias do Sul realiza nesta terça-feira (21) um encontro para falar sobre o tema, no Ponto de Cultura da União das Associações de Bairros (Avenida Independência, 2.542, bairro Cristo Redentor), a partir das 19h. O evento é gratuito e o tema da conversa será "Saúde x Doença: Como romper este paradigma na vida e no trabalho?".
— A Constituição diz que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, que por meio de politicas sócio-econômicas visem a promoção, a prevenção e a reabilitação da saúde pública. Hoje, as instituições estão mais preparadas para tratar o doente do que simplesmente promover a saúde — relatou a enfermeira Fábia Richter, especialista em Saúde da Família.
A palestra será ministrada por Fábia, que também integra a "He-For-She", grupo que faz parte da ONU mulheres. O objetivo é falar sobre a saúde no trabalho e como a pandemia e o desemprego afetaram as pessoas, além dos bastidores da vida de um profissional da saúde.
— As pessoas podem não estar doentes, mas adoecem quando não conseguem pagar as contas, além dos problemas familiares e a falta de boas condições de trabalho. Precisamos mudar o modelo de ver a saúde ou estaremos sempre gastando cada vez mais com o tratamento. Precisamos educar e preparar as pessoas para isso, resolvendo os problemas logo que eles surgem — finalizou Fábia.