O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (9) o processo seletivo para vagas de recenseador para trabalhar no Censo 2022. Das mais de 5 mil vagas previstas no Rio Grande do Sul, 343 são em Caxias do Sul, segundo município com mais vagas, atrás de Porto Alegre, com 852.
O recenseador é responsável por realizadas as entrevistas nos domicílios e são remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Para ter conhecimento do quanto irá receber, o IBGE disponibiliza um simulador ao recenseador.
As inscrições para o processo seletivo encerram-se no próximo dia 15 de junho, não há pagamento de taxa de inscrição e nem realização de provas. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do IBGE. A seleção será feita por análise de títulos. O requisito mínimo para o cargo é ter o ensino fundamental completo.
Das 343 vagas em Caxias, 255 são para ampla concorrência, 18 para pessoas com deficiência e 70 para pessoas pretas e pardas. Já a seleção ocorrerá por pontuação: O candidato deverá comprovar que possui ensino fundamental completo, o que vale 1 ponto; ensino médio incompleto (3 pontos), ensino médio completo (5 pontos), curso de graduação incompleto (7 pontos) ou curso de graduação completo (10 pontos). As titulações não são cumulativas e a pontuação máxima será de dez pontos.
Em caso de igualdade na nota, os critérios de desempate são, nesta ordem: candidato que tiver idade igual ou superior a sessenta anos completos até o último dia de inscrição, candidato que tiver exercido efetivamente a função de jurado e candidato com maior idade.