A próxima edição da Feira Maesa Cultural e da visita guiada ao prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle acontecerá no dia 17 de julho em Caxias do Sul. A data foi definida em reunião realizada na manhã de terça-feira (24) para avaliação da realização da primeira edição. No encontro foi criado um grupo gestor para realização mensal da feira. Ele decidiu que o evento será sempre no terceiro domingo de cada mês, na parte da manhã e da tarde, no complexo que fica na Rua Plácido de Castro, no bairro Exposição.
O grupo é constituído pela Secretaria da Cultura, Câmara de Vereadores e União de Associação de Bairros (UAB). Os representantes se encontram nos próximos dias para criar as diretrizes para a participação dos feirantes ao evento. A secretária Municipal da Cultura, Aline Zilli, afirma que a repercussão positiva da primeira visitação guiada realizada no último domingo (22) tornou possível manter uma programação para que todos possam conhecer o espaço:
— Essa primeira edição que serviu de piloto para a realização contínua da abertura do espaço nos mostrou o quanto a população quer conhecer a Maesa, mesmo nas condições atuais em que o prédio se encontra. Estamos com lista de espera para visitas ao Complexo.
As definições do processo de visitação, bem como explicações técnicas e históricas do prédio, para um entendimento mais claro ao público, serão definidas no próximo mês. O grupo também irá organizar os shows culturais e as atrações que serão realizadas durante a Feira na Plácido de Castro. Outras secretarias estarão envolvidas na ação como Segurança Pública e Proteção Social, Esporte e Lazer e Trânsito e Mobilidade Urbana, além do Samae e Codeca.