Monte Belo do Sul realizou no final de semana o 11º Polentaço, um dos eventos mais tradicionais da Serra. O evento recebeu mais de 15 mil pessoas, mais que o dobro da última edição. Uma das atrações é o concurso da melhor escultura de polenta. Nesta edição, a Comunidade São Pedro foi a vencedora ao esculpir imigrantes italianos embarcando em Gênova, na Itália. O título da obra é Imigração Italiana, o embarque em Gênova, no navio Colomba.
A obra vencedora e as demais concorrentes ficaram expostas por três dias na igreja São Francisco de Assis, um dos cartões-postais de Monte Belo do Sul. O segredo das esculturas é que a polenta é cozida por mais tempo, o que a deixa mais firme, dizem os artistas.
A comissão de 15 jurados que escolheu a obra vencedora ainda selecionou mais duas esculturas A colheita do milho, da Confeitaria Benvenutti e, O Velho Casarão, do Sítio Pitanga Nativa, para completar o pódio. O troféu destaque ficou com La casa del Nonno Bépi, da Comunidade Nossa Senhora de Caravaggio.
No Polentaço, mais de 6,5 mil porções gratuitas de polenta foram distribuídas aos visitantes. Elas foram servidas com molho, com o preparo de 1,6 mil quilos do alimento considerado um símbolo da cultura italiana.
Confira abaixo as outras esculturas premiadas na 11ª edição do Polentaço: