Chega a 45 o total de mortes registradas até esta sexta-feira (20) na Serra, na área de cobertura do jornal Pioneiro, que inclui 49 municípios. O número é 28,5% maior do que o registrado pelo veículo no mesmo período de 2022, quando foram contabilizadas 35 mortes na mesma área. Mais da metade dos acidentes com morte noticiados pelo Pioneiro desde 1º de janeiro de 2022 ocorreram em rodovias estaduais e federais: foram 31 casos. Destes, 18 foram em rodovias estaduais.
O não uso de cinto de segurança, a imprudência e o excesso de velocidade estão entre os fatores mais relacionados a registros de acidentes fatais nas rodovias. O 3º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar registrou até esta sexta-feira, 44 acidentes com 48 vítimas na área de abrangência, que é maior pois inclui aproximadamente 100 municípios em cerca de 2,5 mil quilômetros de rodovia, incluindo a região da Serra. Além disso, a contagem policial leva em consideração apenas as mortes ocorridas até o final do atendimento à ocorrência.
Somente nos casos atendidos pelo 3º Batalhão, 27% dos registros de ocorrência têm na chamada "causa implícita presumível" a informação de que a vítima não fazia uso do cinto de segurança. Segundo o comandante regional, major Leandro Arbogast da Cunha, nas rodovias estaduais também são relacionadas com frequência situações como a imprudência, excesso de velocidade, travessia arriscada de pedestre, condutor sem habilitação e embriaguez. Com menor incidência, segundo o comandante, há também casos de pane mecânica ou problemas na pavimentação.
— Quase 100% deles são acidentes evitáveis, onde o agente ou a vítima agiu com negligência, com imperícia ou com imprudência. Então um cuidado a mais seria suficiente pra evitar aquele acidente que via de regra é causado por multifatores — afirma o major.
CAXIAS DO SUL
O número de acidentes fatais em Caxias do Sul está em 11, sendo menor do que o registrado no mesmo período do ano passado — 14. Ainda assim, está acima do índice de 2020, quando seis mortes foram registradas de janeiro até 20 de maio. Em 2019, antes da pandemia, o número é significativamente maior, foram 26 vidas perdidas no trânsito de Caxias do Sul neste mesmo período, de 1º de janeiro até 20 de maio.
— Muitos diziam que a redução ocorreu porque ninguém estava saindo de casa, mas não foi apenas isso, nós também passamos a atuar de forma técnica para que essa redução ocorresse. Está havendo redução ainda e queremos fazer com que isso ocorra mais. Nosso foco agora é orientar a fiscalização no sentido de detectar as causas dos acidentes que são atendidos e, a partir disso, a gente vai agindo de forma proativa — afirma o secretário municipal de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior.
Segundo ele, equipamentos de controle de velocidade — as lombadas eletrônicas — estão em fase de licitação para serem instaladas em vias mais movimentadas da cidade, como Avenida São Leopoldo, as perimetrais, Rua Moreira César, Rua Visconde de Pelotas, entre outras. O secretário disse que também está nos planos a aquisição de controladores de semáforos, para inibir o avanço do sinal vermelho, segundo ele, causador de boa parte dos acidentes registrados nos cruzamentos da cidade.
A incidência em rodovias estaduais no perímetro urbano de Caxias diminuiu em relação ao mesmo período de 2021. Neste ano foram três ocorrências (duas na RS-453, uma na RS-122), enquanto no ano passado o total foi de oito até 20 de maio, conforme dados do Pioneiro.