A chuva deve persistir ao longo dessa semana na Serra gaúcha. Nesta terça-feira (3), há risco de chuva de forte intensidade e de raios, além de rajadas de vento entre 50 km/h e 80 km/h, de acordo com a Climatempo. Outro fenômeno que deve ocorrer no Estado ao longo dos dias é a formação de um ciclone extratropical, quando deve trazer mais tempestades para a região.
Segundo a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, a chuva deve ser mais acentuada nesta terça (3) e na quarta-feira (4).
— O ciclone ainda não se formou. O que estamos observando são áreas de instabilidade que estão sendo formadas e se desenvolvendo pela região Sul do Brasil devido a uma queda da pressão atmosférica que está ocorrendo entre o Brasil, a Argentina e o Paraguai — explica Josélia.
Como se proteger
A Defesa Civil regional também está monitorando a situação e alerta para chuvas volumosas e possibilidade de inundações, enxurradas e chuvas fortes, com granizo. Conforme o coordenador, coronel Sandro da Silva, os municípios próximos aos rios Taquari, Antas e Caí devem estar atentos e monitorar os níveis pluviométricos constantemente.
— Quando há chuva em excesso, deve-se evitar ficar na rua, ficar embaixo de placas, de antenas ou, pela questão do raio ou por quedas, porque muitas vezes a chuva não vem sozinha, pode dar vendaval — orienta Silva, que acrescenta que, ao ficar dentro de casa, é importante tirar o máximo de eletrodomésticos possíveis da tomada e também se manter afastado de janelas.