Quem assistiu ao jogo entre o Juventude e o São Paulo na noite de quarta-feira (20) pode ter se surpreendido com a presença de quatro "reforços" que acompanharam os jogadores do time alviverde antes do início da partida. Os quatro cães são da ONG Amor Vira-Lata de Caxias do Sul e integraram uma ação para promover a conscientização sobre a adoção dos animais.
Os animais apadrinhados pela ONG foram representados pelo Jaconero, Lindinha, Manu e Bela. Todos vivem em lares temporários e estão na expectativa de encontrarem uma moradia definitiva.
A voluntária da ONG Bruna Zanetto conta que a iniciativa era um desejo antigo da entidade e que exigiu um trabalho anterior bem relevante, incluindo a autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e uma combinação com o clube e a torcida para que não fossem utilizados artifícios sonoros que assustassem os cães.
— Era um sonho antigo unir essa paixão dos brasileiros, que é o futebol, com a nossa paixão, que são o incentivo da adoção dos animais, os cães e gatos de rua, a castração e tudo mais — diz Bruna, que teve o apoio da também voluntária Carina Longo.
A iniciativa teve repercussão positiva principalmente pelas redes sociais. Bruna conta que dois dos quatro cães já receberam interesse e possíveis adoções estão em negociação. A intenção é que a ação possa ser repetida futuramente com outros cães, além, claro, de encontrar lares definitivos para o Jaconero, a Lindinha, a Manu e a Bela.
Uma das fundadoras da ONG Amor Vira-Lata e que atualmente faz parte da direção, Heloísa Gazzola, explica que a entidade não tem espaço próprio para acolher animais abandonados. Mas há situações em que cães e gatos são encaminhados para lares temporários os quais são custeados pela ONG.
— Não é o nosso foco, mas, às vezes acontece e não podemos abandonar os que estão conosco. O lar de passagem é uma despesa fixa que a ONG tem e que pode seguir por anos — explica Heloísa.
Conheça as "estrelas" da partida e saiba como adotá-las
Bela
Está com a ONG Amor Vira-Lata há quatro anos, quando foi resgatada com filhotinhos. Ela pesa 20 quilos, tem seis anos é castrada e vacinada. Interessados que tenham casa com pátio cercado, seguro e individualizado podem enviar um WhatsApp para (54)99142-0412 para agendar a entrevista.
Lindinha
Lindinha é filha da Bela e também está com a ONG há cerca de quatro anos. Pesa aproximadamente 15 quilos, tem cerca de quatro anos, se dá bem com outros cães é castrada e vacinada. Para agendar entrevista de adoção o contato é o (54)99142-0412.
Jaconero
Ele foi encontrado no dia 29 de janeiro de 2021, dia do acesso do Juventude à Série A do Campeonato Brasileiro. É descrito como um cão extremamente dócil, brincalhão e companheiro, porte M/G. Já está castrado. Mais informações pelo Facebook da ONG ou pelo contato (54) 99118-0829.
Manu
Foi abandonada no interior junto com a mãe e outros nove filhotes (todos já adotados). Foi resgatada pelo Instituto Patinhas. Está castrada. Mais informações pelo Facebook da ONG ou pelo contato (54) 99118-0829.