A chuva que esteve presente na Serra até o começo dessa quarta-feira (13) é resquício de uma frente fria que passou pela região. Na retaguarda dela há uma massa de ar frio que faz os marcadores dos termômetros despencarem nos próximos dias. Há possibilidade de geada nas cidades dos Campos de Cima da Serra e as temperaturas mais baixas devem ser registradas, especialmente, na Sexta-feira Santa.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Fabiene Casamento, a temperatura começa a cair ainda nesta quarta-feira (13) e o frio vai se intensificando na quinta (14) e na sexta-feira (15). Na quinta, as mínimas ficam em torno dos 3°C em São José dos Ausentes e 5°C em Cambará do Sul. No feriado, será registrado o pico do frio.
— Amanhã (quinta) ainda tem condições de chuva fraca em alguns pontos da Serra. Na sexta-feira (15), o dia será mais aberto, com tempo firme e temperaturas mais baixas. Tem risco de geada na sexta. Será o dia mais frio da semana, com as temperaturas mais baixas do ano. Será o pico do frio no dia 15. Em São José dos Ausentes, deve ser registrado 1°C na sexta e em Cambará do Sul 3°C.
No sábado (16) e no domingo de Páscoa (17) os dias devem seguir frios na região.
— A sensação de frio continua no final de semana. Com a umidade, volta a chover na segunda-feira (18), mas sem volumes significativos de chuva.
Até o momento, Ausentes, registrou a menor temperatura do ano 2,8°C na madrugada de 1º de abril. Foi também o dia mais frio do ano no Estado e a menor para um mês de abril nos últimos cinco anos no município — até então, as temperaturas mais baixas tinham sido registradas em 2017, quando os termômetros marcaram 0,7°C, no dia 28 de abril, e 1,9°C, um dia antes, em 27 de abril daquele mesmo ano. A geada apareceu em locais mais altos do município, como o Cânion Monte Negro.