Outono, mas com clima de inverno. É com essa característica que o mês de abril iniciou na Serra. O amanhecer desta sexta-feira (1º) nos Campos de Cima da Serra confirmou a previsão de frio intenso no Rio Grande do Sul. Em São José dos Ausentes, os termômetros instalados na praça central do município registravam 3ºC às 6h. Pelos dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou 2,8°C por volta das 3h, a temperatura mais baixa do ano na região.
Antes disso, São José dos Ausentes havia registrado 4,7ºC na quinta-feira (31) e 8,3°C em 20 de março. Na área central do município não foi registrada geada, mas imagens de moradores mostram que o fenômeno foi visto em lugares mais altos, como no Cânion Monte Negro. Em Cambará do Sul, também nos Campos de Cima da Serra, a mínima desta sexta, por volta das 3h, era de 5,6°C, e, em Vacaria, de 4,4°C, com sensação de -0,6°C.
Ausentes é a cidade mais alta do Rio Grande do Sul, com 1,2 mil metros de altitude, e um dos locais mais gelados do Estado. Mesmo para quem está acostumado a enfrentar baixas temperaturas ao longo do ano, os primeiros dias frios ainda causam estranhamento na comunidade.
O tratorista Fábio da Silva Pereira, 29 anos, acompanhado da esposa Larissa Carneiro Torres, 21, e da filha dele, Helena Torres Pereira, de 1 ano, estavam na área central da cidade nesta manhã. O casal mora em São José dos Ausentes há nove anos e, mesmo assim, sentiu o amanhecer gelado na Serra.
— Os primeiros frios são ruins mesmo para quem mora aqui, principalmente, até o corpo se acostumar — afirma Fábio, que estava aguardando um ônibus para ir a Vacaria por volta das 7h30min.
Segundo a Climatempo, essa foi a madrugada mais fria em cinco anos para um mês de abril em São José dos Ausentes. Até então, a mais baixa foi registrada em 2017, quando os termômetros registraram 0,7°C em 28 de abril de 2017 e e 1,9°C em 27 de abril do mesmo ano.
Ainda de acordo com a Climatempo, as baixas temperaturas foram provocadas por uma massa de ar frio de origem polar. O instituto afirma ainda que esse frio com temperaturas próximas de zero na região é considerado com força acima do comum para essa época do ano.