Visionário, líder, solidário, dedicado ao turismo regional. Esses são adjetivos usados por amigos e familiares para descrever o empresário Nestor André De Carli, que morreu nesta terça-feira (1º), aos 80 anos, em Caxias do Sul. Ele estava internado no Hospital Pompéia desde 29 de dezembro, depois de ter traumatismo craniano causado por uma queda. Embora em recuperação, sofreu uma parada respiratória. O sepultamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (2) no Cemitério Santa Lúcia da 9ª Légua.
Figura relevante na comunidade, De Carli foi presidente do Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho (SEGH) de 1999 a 2009 e fundador da Cantina Pão e Vinho, empreendimento que funcionou por 36 anos. Era reconhecido também pelo envolvimento com a Festa da Uva.
À frente do SEGH, De Carli foi responsável por fazer a mudança da sede da entidade para o endereço atual, no bairro Madureira, em Caxias. O empresário João Leidens, amigo próximo e sucessor dele no sindicato, conta que a mudança resultou na ampliação de um espaço de 200 metros quadrados para 1,2 mil metros quadrados. O novo prédio passou a contar com uma cozinha experimental e dois auditórios, por exemplo, para beneficiar os associados.
— Eu tinha uma estima muito grande pelo conhecimento do seu Nestor. Ele era como um pai. Quando eu tinha certas dúvidas, eu recorria ao seu Nestor. Além de meu amigo, foi um grande batalhador para o setor da hotelaria, gastronomia e turismo de Caxias. Esse homem foi incansável pelo setor. Foi um amigo que fez pelos outros. Esse homem só tinha admiradores — relata Leidens, ao contar que De Carli também trabalhou pela aproximação do sindicato com outros municípios que compunham a região de abrangência da entidade.
Quem também lembra com carinho de De Carli é a diretora executiva do SEGH, Marcia Ferronatto, que foi contratada por ele.
— Nestor era um líder visionário e fazedor. Levou o SEGH para o Brasil e para projetos no exterior. Até hoje ocupava uma cadeira na diretoria da nossa Federação, a FBHA. Tinha muito orgulho da Festa da Uva e sempre contribuía, junto com a esposa Nina. Além de ser um homem generoso. Estou muito triste — lamenta.
Em família, era um homem que gostava de contar histórias sobre a infância e o crescimento de Caxias, lembrando a diferença entre as gerações e a evolução tecnológica. Gostava de ficar com os netos e bisneto, de cuidar da horta e de criar galinhas. Desde 2018, tinha uma profunda saudade da companheira de uma vida, Colorinda Tonet De Carli, a Nina, com quem foi casado por 52 anos e teve três filhos, Cesar, Andrea e Silvio. De Carli deixa ainda seis netos e um bisneto.
— Sempre procurava ajudar os netos e o bisneto, bem como as pessoas que o procuravam. Trabalhou anos para o crescimento do turismo, do setor hoteleiro, restaurantes e pequenos negócios da Serra Gaúcha — relembra a filha Andrea De Carli Paese.
O próprio negócio era conhecido por oferecer o típico sabor da gastronomia italiana na Serra. Classificada até como ‘mítica’, a Cantina Pão e Vinho funcionou de 1975 a 2011.