Gramado se prepara para a retomada da programação presencial de Páscoa após dois anos marcados por modificações nas atividades em função da pandemia. As atrações lúdicas e religiosas iniciam-se no dia 25, seguindo até 17 de abril. A atração que seria a grande novidade deste ano, o Desfile Show de Páscoa – O Jardim Secreto do Senhor Coelho, foi transferido para o ano que vem. O motivo, segundo a organização, é que licitações deram "desertas", ou seja, não houve empresas interessadas.
— Quem trabalha com isso (produção de carros alegóricos e adereços) faz Carnaval e já estaria liberado, não havendo incompatibilidade de datas. Mas, infelizmente ou felizmente, ao invés de cancelar o Carnaval, muitas cidades transferiram para maio. As empresas que trabalhariam conosco estarão ocupadas fazendo o Carnaval. Então, tivemos licitações desertas e isso nos fez repensar e transferir para 2023 — explica a presidente da Gramadotur e secretária municipal do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk.
Como a venda de ingressos para o espetáculo iniciou em meados de janeiro, a organização comunica que será feito contato individual com os clientes que adquiriram ingressos antecipados para a troca dos bilhetes ou reembolso dos valores.
Mesmo diante da alteração na programação, a secretária de Turismo aponta que a retomada é cercada por boas expectativas, com previsão de receber, ao todo, 400 mil visitantes do início ao fim da programação. A decoração temática começará a ser instalada pelas ruas da cidade a partir do próximo dia 10.
— Este ano, a Páscoa volta com força total. Vamos ter a cidade toda decorada, inclusive em locais onde não havia em anos anteriores. Desde 2018 não acontece o Gramado Aleluia, que é a parte religiosa do evento. Vamos fazer a Parada de Páscoa, estamos também com várias atividades lúdicas e interessantes para as crianças na Rua Coberta. Já na Praça das Etnias vamos ter a Vila de Páscoa, com exposição e venda de artesanatos, praça de alimentação, Casa do Senhor Coelho e palco de apresentações —detalha Rosa Helena.
Atrações previstas de 25 de março a 17 de abril
:: Gramado Aleluia: além de programação nos templos religiosos, duas procissões ao ar livre estão programadas. A Procissão de Ramos, que ocorre no domingo, dia 10 de abril, às 10h, saindo da Rodoviária até a Igreja São Pedro, e a Procissão de Passos, programada para Sexta-feira Santa, dia 15 de abril, às 20h.
:: Vila de Páscoa: vai funcionar diariamente, das 10h às 20h, na praça das Etnias, ao lado da Estação Rodoviária. Além de uma programação com intervenções artísticas, o espaço também vai abrigar a Casa do Senhor Coelho, área gastronômica e venda de artesanato.
:: Espaço Kids: funcionará na Rua Coberta, de sexta a domingo, das 14h às 20h. O espaço vai oferecer uma programação variada, com intervenções artísticas gratuitas.
:: Parada de Páscoa: aos finais de semana, a Avenida Borges de Medeiros recebe a Parada de Páscoa, que conta com a participação de diversos artistas, dando vida a um dos momentos mais mágicos da programação da Páscoa em Gramado. Serão 10 paradas ao longo da programação, sempre a partir das 15h.
:: 1ª Corrida e Caminhada do Coelho: ocorrem no dia 16 de abril, a partir das 6h30min. Interessados em participar podem fazer a inscrição por este link. Com largada e chegada na Rua Coberta, a atividade terá corridas nas modalidades quatro e nove quilômetros; caminhada de três quilômetros e corridas infantis.
Programação natalina poderá sofrer ajustes
A 37ª edição do Natal Luz de Gramado também poderá ter alterações. Embora o último evento natalino tenha encerrado as atividades há poucas semanas, em janeiro a organização é feita com bastante antecedência visto a abrangência dos espetáculos.
Uma mudança que está sendo estudada é o encerramento da programação no Lago Joaquina Rita Bier, que recebeu o espetáculo Nativitaten de outubro do ano passado a janeiro deste ano. Embora a alteração não seja confirmada ainda pela Gramadotur, a possibilidade foi informada pelo prefeito Nestor Tissot durante sessão na Câmara de Vereadores no dia 21 de fevereiro.
—(O lago) haverá de receber melhorias no seu entorno, com um projeto audacioso de recuperação do esgotamento sanitário. É um projeto que estamos estudando junto à Secretaria do Meio Ambiente mas, para isso, precisamos do local livre — disse o prefeito aos vereadores.
À reportagem, a presidente da Gramadotur e secretária municipal do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, preferiu ser mais cautelosa:
— Não está nada fechado, decidido. Sempre tivemos a ideia de retirar o evento dali e fazer em outro local. Temos três locais diferentes em estudo. Estamos estudando ainda se será para esse ano ou para o ano que vem (a mudança) — aponta a secretária do Turismo.