A chuva que caiu de forma constante durante a madrugada dessa quinta-feira (24) causou transtornos no começo da manhã na região. De acordo com a Climatempo, com base em dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 123 milímetros de precipitação em Caxias do Sul entre 21h dessa quarta e 9h dessa quinta, intervalo de 12 horas, 10% acima da média mensal, que é 111 milímetros. Já pela Estação Climatológica do Ministério da Agricultura, instalada no Aeroporto de Caxias, foram 113 milímetros entre 23h e 8h. A quantidade representa mais de 60% da média prevista para todo o mês, conforme a estação, que gira entre 140 e 170 milímetros. Volumosa e intensa a chuva teve seus picos entre as 3h e as 5h e logo no amanhecer era possível acompanhar o que tanta chuva havia causado na região.
O 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) registrou de 25 a 30 chamados por alagamento em diversas ruas de Caxias. A maioria deles no bairro Pioneiro, de onde partiram 12 ligações. Por volta das 5h, uma árvore caiu e obstruiu o trânsito na RS-122, a Rota do Sol, no trecho entre Caxias e Farroupilha, perto do ponto conhecido como Ponte Seca. Às 7h ela já havia sido retirada da pista.
No bairro Planalto, uma idosa acamada precisou ser retirada de casa devido a um alagamento.
Na Rua Antônio Rossato, no bairro Marechal Floriano, por volta das 5h30min, uma família foi acordada pelo barulho do muro que caiu após o deslizamento de terra. Em frente à casa, era realizada a construção de uma garagem. Dois veículos foram danificados pelas pedras da estrutura e os bombeiros foram chamados para resgatar uma cachorra que se abrigava em uma casinha ao lado do muro.
Por mais de uma hora, três bombeiros realizaram a retirada do animal, que tinha um ano, dos escombros e tentaram a reanimação, mas ele não resistiu. Morador do local, Anderson Silveira, 37 anos, cumprimentou o trabalho dos bombeiros que não mediram esforços para tentar salvar o animal.
— Os bens a gente consegue de novo, pena a cachorra ter morrido. Ia fazer uma garagem, com o tempo, fazer uma oficina. Não aguentou, o muro. Tenho receio sempre da chuva. Tem que fazer mais forte na próxima vez. Poderia ter sido pior se tivesse pegado a casa — relatou Anderson Silveira, 37 anos, dono do animalzinho.
Danos também na região
Entre Bento Gonçalves e Garibaldi por volta das 5h aconteceu um deslizamento de pedras no km 18,9 da BR-470. Lá os Bombeiros fizeram a sinalização e pista está liberada.
Em Farroupilha, houve queda de barreira sobre parte da pista na RS-122, no trecho entre a cidade e São Vendelino, segundo os bombeiros, que deslocam para local. Ainda uma árvore caiu na Rua Treze de Maio, no Centro, por volta da meia-noite dessa quarta-feira. Ela está na calçada, mas chegou a obstruir a via. Os bombeiros atendem a um chamado na Linha Jacinto onde caiu um eucalipto e está obstruindo a estrada no interior.
Houve queda de árvore também em Nova Petrópolis, no bairro Piá, mas já foi retirada. Em Garibaldi, bombeiros atenderam a um chamado no bairro Três Lagoas onde alagou uma rua por causa de um bueiro entupido. O problema já foi resolvido. Em Carlos Barbosa, uma árvore caiu no km 12 da RS-446, mas já foi retirada.